Conheça as 10 tendências de consumo globais apontadas pela Euromonitor

Conheça as 10 tendências de consumo globais apontadas pela Euromonitor

Pesquisa anual da instituição traz interessantes insights sobre comportamentos de consumo em todo o mundo.

A Euromonitor International, uma das principais consultorias de pesquisa e tendências do mundo, prepara anualmente seu relatório Tendências de Consumo Globais da Euromonitor. O relatório é formulado a partir da compilação e avaliação das respostas de pessoas ao redor de todo o mundo, que foram questionadas sobre seus hábitos de consumo e relacionamentos, e como eles enxergam o futuro de suas próximas escolhas.

A consultoria possui escritórios em 15 países, o que contribui para que a pesquisa seja o mais representativa possível. De acordo com a Euromonitor, duas tendências chamam mais atenção na lista neste ano de 2020: conveniência e controle pessoal. “Os consumidores devem fazer um balanço entre os dois, mas não costuma ser fácil”, comenta Gina Westbrook, diretora de tendências de consumo da Euromonitor.  

As tendências da consultoria são mundialmente usadas na construção de estratégias das mais variadas empresas. Confira um pouco o que aborda cada uma delas!

Beyond Human – além do ser humano

Essa tendência aborda as transformações das relações humanas com as novas tecnologias, já que os consumidores se envolverão profundamente com robôs orientados por Inteligência Artificial (IA). Os sinais disso incluem maior disposição para gastar em novas tecnologias. De acordo com a Pesquisa de Estilos de Vida de 2019, da Euromonitor International, está acontecendo uma aceitação maior de eletrodomésticos e assistentes virtuais com controle de voz, e a tecnologia como parte integrante de suas vidas. A Geração Alpha não distingue o digital do físico, eles já esperam que produtos e serviços incorporem tecnologia.

A tendência Beyond Human ainda está se desenvolvendo para empresas em todo o mundo. As organizações incorporarão recursos de robô orientados por IA em estratégias de longo prazo, como por exemplo, automatizar manufatura e logística, entendendo as demandas diferenciadas dos consumidores e oferecendo soluções com precisão.

Catch me in Seconds – prenda minha atenção em segundos

A gratificação instantânea que os consumidores sentem e esperam por conteúdo rápido e relevante aumentará ainda mais o ciclo de inovação. Crescimento sustentável do uso de smartphones pela população de classe média e as gerações mais jovens que dão valor ao visual, principalmente nos mercados emergentes, fortalecerão o Catch Me in Seconds.

Hoje, a tendência é visual e multissensorial. A médio prazo, o crescimento esperado está nas novas tecnologias com controle de voz e inteligência artificial. Em um mercado altamente competitivo, as marcas precisam oferecer o conteúdo dinâmico que os consumidores procuram. Para ficar à frente do que o Catch Me in Seconds será no futuro, as empresas precisam investir em tecnologia.

Frictionless Mobility – mobilidade sem atrito

Com as cidades superlotadas de hoje, a mobilidade do futuro precisa ser personalizada, eficiente e livre. A personalização é a chave para alcançar a mobilidade sem atrito. A mudança na mentalidade do consumidor, de deixar de ser dono para ser usuário, permitirá que a promessa da Frictionless Mobility seja cumprida, com consumidores abraçando um mundo onde o carro não é mais o protagonista. Com ritmos de vida cada vez mais dinâmicos e flexíveis, a hora do rush será um termo do passado. O transporte, juntamente com todos os outros setores, deve atender às diferentes necessidades dos cidadãos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Inclusive for All – inclusão para todos

As necessidades dos portadores de deficiência surgem de inúmeras formas e frequentemente exigem necessidades específicas para navegar pela vida cotidiana. As empresas devem ser mais inclusivas com essa população em seus modelos de negócios e abordar as necessidades daqueles que são frequentemente mal atendidos. Quem procura abraçar a diversidade deve realmente entender as necessidades desses consumidores, levando-as em consideração no momento de desenvolver novos produtos. A diversidade se tornará uma medida de relevância de uma marca e o Inclusive for All será a nova regra.

Minding Myself – cuidando de mim

Minding Myself é uma poderosa tendência de longo prazo, colocando a mente e o bem-estar em primeiro plano nas preocupações dos consumidores. As decisões de compra serão baseadas em estados de necessidade personalizados para abordar áreas, como ansiedade ou baixa energia, em vários setores. A tendência do Minding Myself também anuncia um novo futuro de uso responsável de tradicionais estimulantes como álcool e tabaco. Grandes marcas se reinventaram como provedores de bem-estar. O futuro da socialização será redesenhado com estímulos responsáveis e de bem-estar mental, à medida que os consumidores buscarem sua felicidade.

Multifunctional Homes – casas multifuncionais

Com a maior aderência do home office, à medida que mais famílias em todo o mundo obtêm acesso ao 5G, a evolução dos lares só tende a acelerar. Para indústrias e governos, as preocupações com a sociedade serão outras, já que os hábitos dos consumidores em relação a trabalho, vestuário, compras, exercícios e muito mais irão girar em torno de suas casas.

À medida que a ida para lojas, restaurantes e academias de ginástica em espaços centrais de negócios diminui, a demanda do consumidor para receber esses mesmos bens e serviços em casa aumentará. Enquanto isso, os consumidores gastarão mais tempo e dinheiro procurando produtos, serviços e atividades que lhes permitam aproveitar ao máximo o tempo em suas casas multifuncionais.

Beleza Emocional também é uma das tendências que vem ganhando força nos últimos anos. Quer saber mais? Então veja esse vídeo.

Private Personalisation – personalização privada

As marcas estão empregando novos métodos para oferecer aos clientes uma experiência mais personalizada com seus produtos e serviços, mas elas precisam cada vez mais de dados para atingir esses fins. Enquanto muitos consumidores gostam das experiências personalizadas, muitos ainda estão começando a se perguntar o que desejam ter. Os consumidores de Private Personalisation certamente se tornarão menos confiantes em empresas que extraem e usam seus dados sem transparência, segurança adequada e sem opções de exclusão.

A regulamentação recente ajudou a gerenciar como os dados são coletados e como os indivíduos podem exercer seus direitos sobre privacidade. No entanto, à medida que sensores e alto-falantes biométricos proliferam em residências e esferas públicas, os consumidores de personalização também recorrerão a produtos mais convencionais que bloqueiam fisicamente os dispositivos para optar por não receber a coleta de dados.

Proudly Local, Going Global – orgulhosamente local, tornando-se global

Orgulhar-se e apoiar as comunidades locais é uma característica duradoura do cenário do consumidor. Os consumidores estão se afastando da globalização e do hiperconsumo e caminhando para comprar menos e escolher produtos de alta qualidade ao fazer compras e apoiar bairros locais. Quem segue a tendência Proudly Local, Going Global está retornando às suas raízes e tradições. Isto é refletido na crescente preferência por produtos e marcas locais, vistos como mais autênticos e que melhor representam a individualidade.

Marcas de nicho iniciam sua rota global para o sucesso acentuando suas atuações locais e mantendo isso na mente dos consumidores. Ao mesmo tempo, multinacionais adaptam seus produtos para preferências locais sem perder a identidade da marca. Proudly Local, Going Global é uma atraente estratégia para conquistar e manter a lealdade do consumidor.

Reuse Revolutionaries – revolucionários da reutilização

Com a sustentabilidade afetando a percepção das marcas, as empresas estão lançando modelos de assinatura e opções recarregáveis para atender às demandas éticas dos revolucionários da reutilização. As empresas que exploram a tendência Reuse Revolutionaries precisarão encontrar o equilíbrio entre sustentabilidade e conveniência. Os consumidores ainda classificam eficácia, valor e estética como características desejadas. Para fazer isso, as empresas precisam incentivar os consumidores a mudar para opções reutilizáveis ou recarregáveis que sejam convenientes e acessíveis. À medida que mais empresas integram embalagens reutilizáveis em suas linhas de produtos, essa opção se torna menos uma vantagem competitiva e mais um must-have.

We Want Clean Air Everywhere – Queremos ar limpo em todos os lugares

Os consumidores estão mais conscientes da poluição do ar e do seu potencial para impactar drasticamente a saúde, desde doenças respiratórias à morte prematura. We Want Clean Air Everywhere é uma tendência poderosa dos defensores do mundo sem carbono. Várias indústrias estão inovando e adaptando produtos para atrair consumidores preocupados com o clima. A tendência verá mais agentes importantes lutando por um mundo livre de carbono, com marcas disputando participação de mercado com base em seus esforços para contribuir com a proteção ambiental.

We Want Clean Air Everywhere continua ser alimentada pelas gerações mais jovens. O futuro é apontando para cidades mais limpas e mais sustentáveis, que priorizem o bem-estar dos ecossistemas naturais. Os ativistas climáticos intensificarão sua posição contra as emissões de carbono, pressionando ainda mais os consumidores e empresas a fazer sua parte em 2020.

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