Software de gestão para clínicas veterinárias: saiba se você precisa de um

Software de gestão para clínicas veterinárias: saiba se você precisa de um

Investir na tecnologia para aprimorar os serviços do seu negócio é sempre uma ótima opção para sair na frente da concorrência e ter um controle mais eficaz. Por isso, sabia que você precisa investir em um software de gestão para clínicas veterinárias?

Isso porque eles ajudam a controlar os processos, servem de suporte para a gestão estratégica, facilitam a tomada de decisão, controlam o estoque e automatizam todas as tarefas do seu dia a dia.

Portanto, investir em um software de gestão para clínicas veterinárias é sinônimo de tornar a rotina muito mais eficiente. Ficou interessado nessa temática? Então, continue a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Veja quais são as funcionalidades básicas

Um software de gestão para clínicas veterinárias tem diversas funcionalidades. Conheça as principais a seguir!

Controle financeiro do seu negócio

Você tem total controle financeiro sobre as contas a receber, a pagar, margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI) e muito mais.

Dessa maneira, você evita se esquecer de pagar um boleto importante na data de vencimento, bem como avalia quais são os valores que têm para entrar dos seus clientes em determinado período.

Controle de estoque

É complicado e possível de erro ter controle manual sobre cada produto da sua clínica veterinária, não é mesmo? Por isso, saiba que um software de gestão faz com que você tenha um controle de estoque eficiente, sabendo exatamente quando é o momento certo para fazer novas compras.

Relatórios

Por meio de relatórios você pode acompanhar a evolução da sua clínica, bem como controlar a meta de vendas e os períodos sazonais. Os relatórios são fundamentais para ajudar você a entender melhor sobre as características do seu negócio. Além disso, eles servem como base para você montar o seu planejamento estratégico.

Histórico de clientes

Você pode cadastrar todos os dados pessoais do seu cliente, bem como fazer anotações gerais sobre como foi a consulta.

Assim, na próxima vez que ele retornar à sua clínica, você oferece um atendimento personalizado, sabendo exatamente o nome do seu pet, quais foram os tratamentos sugeridos, o peso e muito mais.

Entenda quais são as vantagens do software de gestão para clínicas veterinárias

Investir em um software de gestão para clínicas veterinárias só traz benefícios para a sua empresa. Veja agora quais são eles:

Ajuda na tomada de decisão

Nada melhor do que tomar as melhores decisões baseadas em dados reais do seu negócio, não é mesmo? Um software próprio para a sua clínica permite avaliar indicadores essenciais que ajudam na tomada de decisão estratégica. Por exemplo:

  • rotatividade de funcionários;
  • períodos com baixa sazonalidade;
  • produtos que são mais vendidos;
  • produtos que não vendem;
  • principais serviços que os clientes gostam;
  • satisfação de clientes e colaboradores;
  • e muito mais.

Otimização da rotina

Você economiza tempo para organizar e coletar diversas informações importantes para o seu negócio. Assim, você não precisa calcular manualmente as comissões para os vendedores, saldo devedor de algum cliente e muito mais. Afinal, o sistema calcula automaticamente.

Evita retrabalhos e erros

Convenhamos: fazer o fluxo de caixa de forma manual, em uma folha de papel, não é eficaz, não é mesmo? Por isso, automatizar a gestão do seu negócio é fundamental para evitar retrabalhos e até mesmos erros manuais.

Promove o armazenamento seguro de dados

Ao investir em um software você pode ficar tranquilo porque o armazenamento de dados está seguro. Isso porque, as empresas oferecem backups automáticos que evitam a perda de informações e ainda facilitam a rotina do seu pet shop. 

Veja o que considerar na hora de pensar em contratar um software

Agora que você entendeu o que faz um software de gestão para clínicas e quais são também os seus principais benefícios, vamos conferir o que você deve considerar na hora de contratar um para o seu pet shop? Venha conosco!

Período de teste grátis

É fundamental que a empresa contratante ofereça um período de teste para você avaliar se vale a pena (ou não) investir naquele software. Isso porque, certamente você tem as suas necessidades e o programa precisa supri-las.

Além disso, atualmente, encontramos diversas possibilidades. Sendo assim, é preciso pensar com calma antes de investir no primeiro recurso que você encontrar.

É preciso avaliar as funcionalidades da ferramenta, se é um programa intuitivo e simples, se realmente vai otimizar a sua rotina e se ele é um software de confiança, que apresente um ótimo custo-benefício.

Avalie o suporte

Por mais que a plataforma seja simples, principalmente nos primeiros meses de uso, você vai precisar de um suporte. Seja para entender melhor a plataforma ou para tirar alguma dúvida.

Então, confira se a empresa tem um suporte especializado que realmente solucione os problemas dos seus clientes. Uma boa dica é conferir a avaliação da empresa nas redes sociais e buscar por informações em sites de reclamação.

Emissão automática de notas fiscais

O software precisa ser atualizado com as principais leis fiscais e tributárias, assim, mesmo que mude algo na legislação, você tem a certeza de estar cumprindo com as suas obrigações.

Por isso, a emissão de notas fiscais deve ser algo rápido, simples e eficaz. Caso contrário, você pode ter problemas com o recolhimento de impostos e receber até multas.

Investir em um software de gestão para clínicas veterinárias é sempre uma ótima alternativa para garantir a lucratividade dos negócios e otimizar a rotina. Com ele, é possível evitar retrabalhos, tomar as melhores decisões e ainda promover a satisfação do seu cliente. No entanto, é preciso avaliar alguns critérios antes da contratação, tais como: período de teste, suporte e emissão de notas fiscais.

Você gostou de aprender mais sobre software de gestão para clínicas veterinárias? Já vai começar a procurar uma plataforma para a sua empresa? Então continue acompanhando nossos conteúdos e let´s talk!

Deixe uma resposta

Fechar Menu