Como a síndrome de burnout está afetando os médicos-veterinários no país

Como a síndrome de burnout está afetando os médicos-veterinários no país

Condição vem subindo consideravelmente nos últimos anos e deixa em alerta a classe médica.

A medicina-veterinária é uma das profissões mais propícias a sofrer altos níveis de estresse, ocasionando em doenças como ansiedade, depressão e a tão falada síndrome de burnout. Segundo estudos realizados no Brasil, Chile e Estados Unidos, 25% de toda a população de médicos-veterinários tem algum esgotamento laboral e, desse número, metade tem o nível máximo dessa doença, que é quando existe o risco de cometer suicídio.

Em outros países, esse risco é de 54% se comparado a outras profissões, porém, no Brasil esse número sobe para 125%, ou seja, os médicos-veterinários brasileiros possuem mais que o dobro de chance de desenvolver síndrome de burnout e cometer suicídio em algum momento de suas carreiras. “Um grande problema da nossa profissão é lidar constantemente com a morte sem preparo adequado. Acredito que todo o trabalho clínico deveria ser considerado insalubre”, explica Rodrigo Rabelo, médico-veterinário e diretor da Intensivet.

Quer dicas para equilibrar sua vida pessoal e profissional? Então leia mais sobre em nosso artigo.

O profissional também acredita que o médico-veterinário não é preparado durante sua vida acadêmica para lidar com diversos problemas, e acaba por passar por momentos de desencanto posterior. “A crença dos veterinários, que sempre foi amar os animais e buscar o melhor para a natureza, acaba por ser totalmente massacrada no seu primeiro dia de plantão. Alguém vem e rompe uma crença de criança, ou de cinco anos de faculdade, e essa ruptura de crença acaba te deixando exposto literalmente a essas síndromes laborais”, complementa Rabelo.

Veja o vídeo completo com as dicas do especialista para evitar a síndrome.

Gostou desse conteúdo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro dos principais assuntos do universo veterinário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu