Como reduzir o impacto da crise no Pet Shop

Como reduzir o impacto da crise no Pet Shop

Sabemos que muitas empresas de diversos setores fecharam as portas em virtude da pandemia do coronavírus. O cenário, incerto, trouxe uma série de preocupações para todos os empreendedores e na área do pet shop isso não foi diferente.

Precisamos nos adequar com essa nova realidade e investir em estratégias para continuar mantendo um bom fluxo de caixa. O que conforta é saber que as clínicas e os hospitais veterinários, assim como as agropecuárias e os pet shops, não precisaram fechar totalmente os seus estabelecimentos. Afinal, são serviços e produtos básicos que mantém a saúde do animal.

Por isso, vamos conferir algumas medidas para reduzir o impacto da crise no pet shop? Acompanhe!

Siga os decretos da sua região

Como citamos anteriormente, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, os estabelecimentos como clínicas, hospitais, agropecuárias e pet shops podem manter os seus negócios. Afinal, os animais precisam se alimentar e manter a sua saúde em dia.

No entanto, é preciso se adequar à nova realidade, investindo em medidas protetivas para a saúde dos seus e colaboradores.

Por isso, a dica é seguir os decretos da sua região (como atender com horário marcado, usar máscaras, evitar a circulação de pessoas dentro do estabelecimento, entre outros) para continuar ativo no mercado e contribuir com a coibição do COVID-19.

Aposte na retenção de clientes

Precisamos considerar que não é o momento ideal para captar novos clientes. Afinal, as pessoas não estão saindo de casa e a tendência é investir em marcas que já conhecem, evitando o deslocamento desnecessário.

Agora é o momento ideal para criar ações com os clientes que já conhecem e confiam na sua marca. Por isso, invista em ações de fidelização para reter a sua base de consumidores.

Sendo assim, seus esforços precisam ser direcionados para criar ótimos relacionamentos com os seus antigos e atuais consumidores. Com muita empatia, mostre que o seu pet shop também está na luta contra a propagação do COVID-19 e que ele pode confiar na sua marca.

Invista no poder do digital

O digital tem um poder muito grande na rotina das pessoas e com a quarentena isso aumentou ainda mais. Então, aproveite o momento para rever o site da sua empresa, conferir se ele está atualizado, crie matérias no blog com orientações sobre o que fazer nesse período e aposte no poder das redes sociais.

É importante criar um bom calendário de conteúdo que ajude a amenizar o período da pandemia. Claro, tudo isso deve ser feito estrategicamente e com o objetivo de fidelizar os seus clientes.

Controle as vendas

Muito provavelmente, a alimentação dos pets é o que mais movimentará as vendas do seu pet shop. Então, uma dica interessante é conferir o histórico dos seus clientes para avaliar o consumo e entrar em contato oferecendo produtos relacionados. Além disso, aposte no serviço de tele-entrega, que tem crescido nesses últimos dias. 

Os produtos de higiene também podem ter boa saída, uma vez que os tutores não estão saindo tanto de casa. Com o financeiro reduzido, é normal eles apostarem no banho em casa, evitando a exposição na rua e também é uma alternativa para diminuir os gastos.

Melhor ainda se você tiver uma boa margem para investir em descontos exclusivos e até mesmo brindes. Lembre-se de que é o momento para fidelizar os seus clientes e mostrar que o seu pet shop se preocupa com tanto com a sua saúde, quanto a do seu animal.

Mantenha o estoque

Imagine que você tenha um cliente que compra, mensalmente, uma determinada ração. Isso já acontece por anos. Como você evitou investir em novos produtos, acabou não fazendo um pedido dessa ração. Assim, ele se deslocou até o seu pet shop e não encontrou a ração que procurava. Certamente, ele ficará muito insatisfeito, certo?

Por isso, é importante manter os seus estoques habituais. Caso contrário, vale a pena divulgar a falta de determinado produto (você pode enviar um e-mail ou um SMS personalizado, como:

Oi, [NOME]. Como você está? Esperamos que você esteja bem e em casa! Notei que você compra mensalmente a ração X. Vamos recebê-la no dia X. Caso você precise dela antes disso, temos outras opções em estoque com a mesma qualidade para oferecer”.

Investir nesse tipo de comunicação, por mais que esteja mostrando que você não tem o produto no estoque e que talvez o cliente possa comprar em outro lugar, é uma forma de fidelizar o seu cliente. Afinal, ele nota que você tem um atendimento personalizado e se preocupa em fazê-lo ficar em casa nesse período, protegendo a sua saúde.

Controle o fluxo de caixa

É preciso fazer um planejamento sobre os gastos do seu pet shop. Analise os seus custos, corte gastos desnecessários e encontre medidas para manter um bom fluxo de caixa.

Faça uma ligação para os seus clientes oferecendo produtos em promoção para girar o estoque, veja quais são os produtos que não tem saída para investir em descontos etc.

Investir no delivery de rações e medicamentos também é uma alternativa para movimentar o fluxo de caixa. Nesse caso, é importante orientar os entregadores sobre as boas práticas de entrega.

Faça parcerias inteligentes com fornecedores

Depois de avaliar o caixa da sua empresa e conferir como está a saúde financeira dela, entre em contato com os seus fornecedores. Reveja os prazos de pagamento, veja a possibilidade de conquistar algum desconto e aposte em alternativas que sejam interessantes para a realidade do seu negócio.

Lembre-se de que as parcerias são essenciais para criar uma rede de apoio, afinal, sabemos que a maioria das empresas está sofrendo nesse período de pandemia. Sendo assim, o melhor é conversar com calma e encontrar ideias inteligentes para que todos possam continuar ativos com os seus negócios.

Se você gostou de aprender mais sobre como reduzir o impacto da crise no pet shop, aproveite para ficar sempre ligado no nosso blog e assine nossa newsletter! Por lá, sempre trazemos ideias interessantes e notícias importantes para ajudar a manter o seu pet shop cada vez mais competitivo!

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