Como está o seu posicionamento no mercado?

Como está o seu posicionamento no mercado?

Vamos refletir: você sabe o que é e como está o posicionamento no mercado da sua clínica veterinária? Isso o levará a entender como você quer que ela seja reconhecida pelos seus clientes (e não como eles veem a sua clínica).

Para Philip Kotler “o posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”.

Dessa maneira, questionamos: os seus clientes enxergam a sua marca como você gostaria? Vamos entender mais sobre o assunto e conferir algumas estratégias de posicionamento que podem ajudar a trazer mais sucesso para o seu negócio? Venha conosco!

Quais são os benefícios de ter um bom posicionamento de mercado?

Veja quais são os principais benefícios de ter um bom posicionamento de mercado!

Conquista a fidelidade dos seus clientes

Quando a sua clínica se posiciona de uma maneira estratégica, ela conquista a fidelidade dos seus clientes e, consequentemente, ganha destaque no mercado. Assim, você pode se tornar líder do seu segmento com muita facilidade. Afinal, quando você mostra que a sua clínica tem valor, investe nos melhores procedimentos, busca atualização constante e entrega ao cliente uma experiência única e inovadora, certamente, você ganha o coração do consumidor, certo? 

Aumenta a competitividade

Quanto mais você investir em estratégias de posicionamento de marca, mais os clientes olham para a sua empresa e pensam “uau! Eles realmente entendem do assunto”. Esse sentimento traz mais credibilidade e confiança para a sua clínica. Dessa maneira, isso aumenta a sua competitividade e transforma a sua marca em um grande diferencial competitivo.

Orienta a tomada de decisão estratégica

É preciso muito planejamento e estudo para tomar as melhores decisões para a sua clínica, certo? Assim, saiba que o posicionamento de marca será o combustível para qualquer tomada de decisão. Afinal, ela orienta sobre quais são os melhores caminhos para atingir os seus objetivos.

O posicionamento da marca é a mesma coisa que imagem?

Não. O posicionamento de marca é diferente de imagem, embora tenham relação. Como falamos anteriormente, o posicionamento é como você quer que os seus clientes enxerguem a sua marca. Já a imagem é, de fato, como eles a percebem.

Portanto, o posicionamento de marca é essencial para melhorar a imagem. Afinal, somente quando você tem sucesso em todas as suas estratégias, é que o posicionamento e a imagem são os mesmos. No entanto, até que isso aconteça, existe um longo caminho a ser percorrido!

O que preciso considerar na hora de avaliar o meu posicionamento no mercado?

Existem algumas estratégias que você precisa pensar para criar um bom posicionamento de marca e melhorar a sua imagem, tornando-se líder de mercado. Veja algumas delas!

Persona

Persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal. Quando você mapeia as personas do seu negócio, consegue identificar as suas dores (aquelas que você pretende resolver), seus hábitos de consumo, desafios etc.

Além disso, com essas informações, fica mais fácil criar estratégias que conduzam o seu cliente pela jornada de compra e promovam o engajamento e relacionamento com ele.

Concorrência

Quais são os diferenciais da sua clínica com relação aos concorrentes? Conhecer a concorrência é um dos segredos para conferir como a sua clínica pode melhorar. Com essa ação, você pode identificar os pontos fortes do seu negócio e investir nos diferenciais da sua marca para fidelizar o público.

Problemas que a sua solução resolve

Precisamos considerar que o comportamento do consumidor é motivado pelas suas necessidades. Por isso, você deve ter mapeado quais são os problemas que os seus produtos e serviços resolvem. 

Como criar estratégias de sucesso para a sua clínica ser bem vista?

Agora que você refletiu conosco um pouco mais sobre o posicionamento no mercado, vamos conferir algumas estratégias de sucesso para que a sua clínica seja bem vista? Continue a leitura!

Determine os diferenciais do seu negócio

Confira quais são os diferenciais do seu negócio, avaliando a qualidade dos serviços e produtos da sua clínica. Ter os melhores produtos e serviços é sempre uma boa estratégia para ter um bom posicionamento. Assim, os seus clientes veem a sua marca com credibilidade e excelência.

Invista em estratégias de marketing eficazes

Ao analisar a persona do seu negócio, crie um planejamento de mídia que visa interagir com o seu consumidor. Isso vai ajudar a reforçar o seu posicionamento no mercado.

Lembre-se de que é preciso estar sempre presente na vida do seu consumidor, investindo em redes sociais, newsletters, SMS, WhatsApp (e outros) para mostrar que a sua marca tem valor.

Por exemplo, você pode criar um calendário editorial para redes sociais contendo uma publicação por dia, com conteúdo do interesse do seu público. Além disso, alimentar o blog da sua clínica é fundamental para mostrar ao consumidor que você é uma autoridade no assunto. Assim, sempre que ele tem uma dúvida, pode procurar a resposta dentro do seu site.

Pense na experiência do cliente

Qualquer estratégia precisa ser focada no seu cliente, pensando sempre em como promover uma experiência única, criativa e diferenciada.

O cliente precisa ter uma ótima experiência tanto no digital (com um site responsivo, peças gráficas e conteúdos interessantes, design estratégico nas redes sociais e outros) e também dentro da sua clínica (com um atendimento personalizado, boa higienização, ótimos equipamentos, organização e outros).

Invista em uma boa cultura organizacional

Outro aspecto a ser considerado é a cultura organizacional. Afinal, os seus funcionários têm um papel essencial quando o assunto é a imagem do seu negócio. Eles precisam estar sempre motivados, muito preparados para atender o seu cliente e treinados para reforçar o posicionamento da sua clínica no mercado.

Afinal, não vai adiantar manter uma ótima imagem da sua empresa no digital se quando o cliente for na sua clínica, receber um péssimo atendimento, você concorda?

Aplique pesquisa de mercado

Uma ferramenta essencial para conferir como está a imagem do seu negócio e propor ações interessantes para aperfeiçoar o seu posicionamento é investir nas pesquisas de mercado. Por isso, aplique uma pesquisa de satisfação com o seu cliente para entender o que ele considera de ponto forte e o que precisa ser melhorado.

Da mesma maneira, você pode aplicar uma pesquisa interna para identificar como os seus colaboradores enxergam a sua empresa. Ambas pesquisas são essenciais para compor um planejamento estratégico baseado em dados reais da sua clínica.

Você gostou de aprender mais sobre o posicionamento no mercado? Então, aproveite para conhecer também qual é a importância do atendimento personalizado em clínicas veterinárias! Boa leitura!

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