Marketing para pet shop: como tirar boas fotos dos produtos?

Marketing para pet shop: como tirar boas fotos dos produtos?

Uma das melhores estratégias de divulgação do seu pet shop é investir em marketing on-line e também off-line. Por exemplo, você pode fazer um outdoor na sua cidade, estar presente nas redes sociais, ter um bom site, distribuir flyers e muito mais. Você sabe o que tudo isso tem em comum? Você precisa saber tirar boas fotos dos produtos!

Isso porque, a apresentação visual da sua clínica importa (e muito!) na hora de divulgar os seus serviços. Então, saiba que você deve aliar o marketing com a tecnologia para garantir a divulgação do seu negócio.

Vamos aprender como fazer alguns cliques incríveis para ajudar na divulgação do seu pet shop? Venha conosco!

1. Tenha um bom equipamento

É claro que se você tiver um equipamento profissional (e saber utilizá-lo) as suas fotos ficarão incríveis. No entanto, não ter uma câmera profissional não significa que você não possa tirar excelentes retratos.

Para você ter uma ideia, um celular que tire fotos com boa qualidade já é o bastante para garantir a divulgação do seu negócio. No entanto, vale ressaltar que se o seu aparelho não tira boas fotografias, melhor pedir emprestado ou alugar outro dispositivo, está bem?

Afinal, não há nada pior do que entrar em uma página do Facebook, por exemplo, e ver que a empresa só tem fotos de baixa qualidade, tremidas, pixeladas ou granuladas.

Fotografias com a resolução entre 1000 px e 72 DPIs já garantem imagens de qualidade para você utilizar em todos os seus materiais.

2. Cuide da iluminação

Quanto mais luz você tiver para a fotografia melhor será a qualidade das fotos. Afinal, uma boa iluminação é fundamental para captar imagens incríveis. Novamente: você não precisa de um equipamento de iluminação profissional. Em alguns horários do dia a própria iluminação natural já proporciona um contraste interessante.

Também é fundamental conferir como estão as sombras no objeto, para não deixar a foto escura ou evidenciar algo que você não quer mostrar. Veja alguns segredos:

  • evite bater fotografias noturnas;
  • utilize sempre a iluminação natural;
  • coloque os objetos perto de portas e janelas para captar a luz;
  • evite fotografias com o sol no fundo do produto. Isso pode escurecê-lo.

3. Utilize um fundo branco

Certamente, você já observou que muitas empresas (principalmente lojas virtuais) utilizam fotos com fundo branco, certo? Saiba que essa estratégia é essencial para destacar o seu produto.

Você não precisa de um cenário incrível para isso. Basta utilizar TNT branco e caixas de papelão que você já cria um estúdio interessante para fazer as fotografias.

Além de destacar mais o produto, você tem mais facilidade de utilizar essas imagens nas redes sociais e nas montagens para as peças publicitárias. Afinal, fica muito mais fácil “recortar” o produto e inseri-lo em um fundo diferente.

4. Mostre bem todos os detalhes

Lembre-se de que a fotografia tem o objetivo de mostrar o seu produto para quem não pode tocá-lo naquele momento. Por isso, tenha em mente que é preciso mostrar todos os detalhes possíveis.

Então, tire fotografias com diversos ângulos e mostre todos os detalhes. Mas, atenção! Tenha cuidado para não fazer a fotografia de um produto que está com a etiqueta do preço porque isso não é necessário. Se você quer inserir o valor na divulgação, coloque de forma manual no texto ou na arte desenvolvida pelo designer.

5. Use um tripé

Se você quer evitar que a foto fique tremida ou com borrados, precisa investir em um tripé. A câmera fixa garante mais estabilidade para tirar a foto do seu produto.

Você também pode utilizar o timer da foto para reduzir a vibração e a aparência borrada — o que normalmente acontece quando clicamos no botão do disparo.

6. Evite o flash

Não é uma regra absoluta, no entanto, sempre que você puder não use o flash. Isso porque ele é uma luz totalmente artificial que pode comprometer a qualidade da sua foto, uma vez que não destaca as cores reais dos produtos.

Use somente quando necessário, porque a maioria das fotografias de produtos não ficam bem com o flash.

7. Também clique pessoas e animais

Não faça fotos somente dos produtos da sua loja. Lembre-se que o marketing está se tornando cada vez mais humanizado, portanto, faça fotos dos animais e das pessoas também.

Contrate um modelo (ou solicite aos clientes mais próximos para posarem para as suas fotos) e faça diversos cliques nos cenários do seu pet shop (banho e tosa, consultório, sala de espera e outros). Assim, você também tem material quando fizer, por exemplo, um blog post sobre “10 motivos para investir no serviço de banho e tosa”.

Ah! Não se esqueça de fazer um termo de consentimento de imagem para os seus modelos assinarem. Isso é bem importante para evitar complicações legais.

8. Enquadre a foto corretamente

Aproxime o seu celular ao máximo para deixar o produto bem enquadrado. Afinal, nada pior do que ver uma foto com um pedaço do produto faltando, não é mesmo?

Além disso, evite deixar muitas bordas nas fotografias porque as pessoas podem ter mais atenção com o fundo do que com o próprio produto.

9. Faça um tratamento nas fotos

Depois de ter as suas fotografias feitas, utilize aplicativos (existem diversos disponíveis gratuitamente) para fazer um tratamento nas fotos, deixando-as com aspecto mais profissional.

Mantenha um padrão visual que faça sentido, então, não se preocupe em inventar muitas coisas. Apenas ajuste o brilho e o contraste para ter a certeza de que a fotografia ficou natural. Lembre-se de que o excesso de filtros prejudica a qualidade do seu material.

Se você tem um pet shop precisa sempre investir em estratégias diferentes para divulgar o seu negócio, certo? Então, saiba que tirar boas fotos dos produtos é uma ótima alternativa para o marketing da sua empresa. Com imagens de qualidade você divulga o seu estabelecimento no mundo on-line e off-line.

Neste post, você aprendeu algumas dicas sobre como tirar boas fotos dos produtos. Agora, que tal conferir também como utilizar as redes sociais para o seu negócio? Boa leitura!

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