Pesquisa de mercado e sua importância antes de abrir um negócio pet

Pesquisa de mercado e sua importância antes de abrir um negócio pet

A falta de planejamento, fatores econômicos e a inadimplência são algumas razões para as empresas fecharem logo nos primeiros anos. Por isso, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para ser utilizada antes de abrir um negócio pet. Com ela, você tem a certeza se o investimento é viável ou se é preciso pensar em estratégias paralelas.

No processo inicial de abrir uma empresa, as pesquisas de mercado identificam diversos fatores que impactam no crescimento do negócio, tais como: perfil do cliente, pontos fortes e fracos, ameaças, oportunidades e muito mais.

Por isso, se você quer ter sucesso com o seu negócio, saiba que é essencial ter atenção com esse assunto. Vamos entender mais sobre pesquisa de mercado? Continue a leitura!

Entenda qual é a importância de aplicar uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda os empreendedores a avaliar o real impacto da atuação da empresa no seu segmento. Vamos conferir quais são os principais benefícios dessa técnica?

Identifica excelentes oportunidades de negócio

Quando abrimos uma empresa não temos certeza de que ela vai ter lucros rapidamente, certo? Por isso, a pesquisa de mercado é uma ótima aliada quando o assunto é identificar oportunidades de negócio.

Ela permite fazer uma análise do investimento, reduzir os riscos e conferir se os consumidores, de fato, precisam daquela solução. Com isso você:

  • determina qual é a melhor localização para a sua empresa;
  • avalia qual é a melhor estratégia de precificação;
  • confere se há público comprador;
  • identifica os possíveis os concorrentes;
  • e muito mais!

Gera leads para campanhas digitais

Depois de abrir o seu pet shop você precisa investir em diversas estratégias para torná-lo conhecido, certo? Nesse cenário, uma ótima alternativa é investir no marketing digital e em enviar newsletters para os seus clientes.

Você pode enviar lançamentos de produtos, informações importantes do seu negócio e até mesmo conduzir o cliente pela jornada de compra.

Para isso, é preciso ter um banco de e-mails atualizado e nada melhor do que exportar os dados da sua pesquisa de mercado para começar a realizar as suas estratégias, não é mesmo?

Permite conhecer melhor seu cliente

Entender quais são os pensamentos e opiniões do cliente é essencial para criar soluções personalizadas para os seus problemas e, consequentemente, garantir a lucratividade dos negócios.

Por isso, saiba que a pesquisa de mercado faz exatamente isso! Ela identifica quais são os gostos, as necessidades e as preferências do seu consumidor.

Dessa maneira, além de ter a certeza sobre qual é o melhor produto ou serviço oferecer, você ainda tem insights que ajudam na hora de criar relacionamento com o público.

Isso acontece porque a pesquisa de mercado ajuda a identificar qual é a melhor linguagem e quais são os melhores conteúdos a serem abordados para atrair e converter os seus clientes.

Direciona melhor os produtos e serviços

Certamente, você não tem certeza sobre quais são os melhores produtos e serviços para investir antes de abrir um negócio, certo?  

  • Será que é melhor investir no banho e tosa ou é necessário contratar um groomer? (No caso de um pet shop)
  • Será que os clientes preferem rações naturais ou é necessário trabalhar com uma linha mais econômica?

Esses são apenas alguns exemplos de questões que você pode, facilmente, responder ao aplicar uma pesquisa de mercado. Ela permite direcionar melhor os seus produtos e serviços, fazendo com que as suas escolhas sejam baseadas em dados reais do seu negócio (e não no tradicional achismo!).

Passo a passo para criar uma pesquisa de mercado

Agora que você aprendeu quais são as principais vantagens de investir em uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio, vamos conferir como fazer isso?

Primeiramente, é preciso ter em mente que não existe nenhuma fórmula pronta. No entanto, você pode conferir algumas dicas mercadológicas e adaptar as estratégias para a realidade do seu negócio. Vamos conferir como fazer isso?

1. Defina quais são os objetivos da pesquisa

Pergunte a si mesmo: o que você precisa descobrir antes de abrir um negócio? O que você pretende conhecer ao aplicar uma pesquisa?

Definir quais são os objetivos são uma das etapas mais importantes de uma pesquisa. Afinal, são essas questões que norteiam todo o questionário e garantem resultados satisfatórios.

2. Determine o público alvo

Para quem você vai aplicar a sua pesquisa? Fornecedores? Concorrentes? Encontrar potenciais leads e prospects na internet?

Determine o público alvo e colete os seus e-mails para o envio dos questionários. No entanto, é importante que o público tenha autorizado o envio de mensagens e também que tenha interesse em participar da sua pesquisa.

3. Elabore um roteiro de perguntas

Atualmente, existem diversos formulários prontos na internet que você pode pesquisar para se inspirar na hora de elaborar um questionário. Inclusive, existem diversas plataformas de pesquisas que já têm modelos prontos, basta personalizá-los.

Então, o mais importante é criar perguntas que estejam alinhadas com os objetivos da sua pesquisa. Além disso, ser criativo e ter objetividade é fundamental para ter uma boa taxa de abertura.

4. Envie o questionário e mensure os resultados

Envie o questionário para o banco de dados cadastrado previamente. O mais importante é mensurar os resultados, conferindo quantas pessoas abriram o e-mail, quantas responderam e muito mais.

Caso você envie o questionário e não tenha muito retorno, talvez seja interessante investir em algum prêmio ou sorteio para incentivar as respostas para a sua pesquisa. Nesse caso, você pode enviar outro e-mail estimulando a abertura, mostrando a sua importância e também oferecendo o presente.

As pesquisas de mercado são ótimas aliadas para criar um planejamento estratégico antes mesmo de abrir um negócio. Com elas, é possível identificar oportunidades de negócio, gerar leads, conhecer melhor o seu cliente e direcionar os seus produtos e serviços.

Com este post, você aprendeu qual é a importância de uma pesquisa de mercado antes de abrir uma empresa. 

Se você gostou, temos a certeza de que vai se interessar por ler também: como abrir um pet shop. Boa leitura!

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