Conheça as novidades do maior evento veterinário do mundo, o VMX 2020

Conheça as novidades do maior evento veterinário do mundo, o VMX 2020

Com calendário anual, evento veterinário une novidades e conteúdos para o mercado.

O último ano foi extremamente positivo para o mercado pet no Brasil. O país alcançou, em 2019, a segunda posição em faturamento no mercado pet global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os americanos faturaram em torno de U$75 bilhões de dólares contra os U$ 9 bilhões do Brasil.

A diferença na população de pets entre os dois países também é grande. São 393 milhões nos Estados Unidos e 140 milhões no Brasil. Por lá são 70 mil veterinários em 26 mil clínicas veterinárias e 30 universidades. A diferença entre as posições e países são grandes, mas ao mesmo tempo demonstram uma grande margem de oportunidades pela frente.

“Essa grande diferença existe pois o mercado americano já é bastante consolidado e o Brasil está passando por um momento de transição e crescimento para atingir essa consolidação, no futuro. Já vemos grandes grupos de hospitais veterinários entrando no Brasil como o VCA (EUA), e isso indica um futuro bastante promissor. Além disso o trabalho de medicina veterinária preventiva já é uma realidade e no Brasil as campanhas nesse sentido foram iniciadas a pouco tempo”, explica Guilherme Martinez, responsável pelos maiores eventos pet e veterinários do Brasil, a PET South America e a PET VET.

Com um espaço tão grande para avançar, é importante estar atento às tendências internacionais que podem chegar ao Brasil, e também identificar novas oportunidades de negócios que ainda são inexistentes em terras brasileiras.

O especialista esteve no maior evento veterinário do mundo, o VMX. O evento reúne congresso e exposição, organizado pelo NAVC (North American Veterinary Community). São mais de 18 mil participantes, 700 marcas expositoras, 1.200 horas de conteúdo. “O VMX teve uma crescente nos últimos anos, acompanhando o mercado veterinário.  Grandes eventos globais como o VMX, Pet Vet, LAVC e Montenegro são de extrema importância para o mercado, pois leva um conteúdo qualificado, com enfoque em educação e profissionalização do médico veterinário”, conta Martinez.

Confira alguns lançamentos do evento veterinário que podem chegar ao Brasil em breve.

Raio-X panorâmico

Voltado para a área de odontologia veterinária, que ainda não é forte no Brasil, uma das novidades apresentadas na feira foi um raio-x panorâmico que fotografa toda a arcada dentária do pet, e o resultado sai em poucos segundos na tela conectada ao aparelho.

Caixa de areia inteligente

Pensando na saúde dos felinos, um dos lançamentos foi a caixa de areia para gatos que possui um dispositivo acoplado na parte de baixo, que analisa a urina do gato. Por meio disso, é possível saber se o felino possui problemas renais. O resultado vai para o app do produto, que o dono deve baixar e conectar à caixa. O interessante é que é comum gatos não fazerem tanto xixi, então pode ser mais difícil para o dono reparar algum problema.

Ultrassom wireless

Outra novidade era o ultrassom wireless portátil que pode ser utilizado em clínicas veterinárias. Os resultados são enviados através de um app que pode ser instalado em um tablet, sendo uma ótima alternativa para clínicas pequenas. A empresa que fabrica o ultrassom possui planos de vir para o Brasil.

Óleo a base de Canabidiol

Em grande parte dos Estados Unidos, o uso de produtos à base de CDB (canabidiol) é legalizada, por isso, a prescrição desses produtos por médicos-veterinários é bastante significativa.

 Isso porque ao invés de trabalhar com remédios que podem fazer mal ao fígado, existe a opção de utilizar óleos naturais, que deixam os animais menos ansiosos e também contribuem no alívio das dores. Em exposição estavam opções que podem ser dadas diretamente na boca do cachorro ou do gato. Já que não possuem gosto, não incomodam os animais, o que mostra sua efetividade.

Teste de glicose

Uma das novidades que chamou a atenção foi o kit de teste de glicose para cachorros através da saliva. O aparelho mede a glicose e envia as informações para o app que é integrado. O interessante é que as informações são enviadas para o tutor e para o veterinário, em tempo real, com alto nível de efetividade. A grande vantagem é não precisar furar o cão, o que gera muito stress no animal, além de poder ser feito em casa.

Toe Grips

Uma solução simples, mas muito funcional é o Toe Grips. O produto é basicamente um plástico redondo para ser colocado na ponta das unhas dos cachorros. O objetivo é diminuir a fricção do cachorro com o piso. Ele é pensando especialmente para cachorros sênior que possuem a mobilidade reduzida pela idade.

“Encontramos diversas inovações interessantes anualmente no evento veterinário VMX, mas o que conseguimos perceber é que cada vez mais as novidades estão atreladas a tecnologias que facilitam o dia a dia de um hospital/clínica, tanto na parte de exames, como na de gestão. Além disso, vemos a tendência de empresas que atuam na medicina humana entrarem com uma linha na medicina veterinária”, conclui Martinez.

Gostou das novidades do maior evento veterinário do mundo? Então fique por dentro de todos os lançamentos e nos acompanhe nas redes sociais e let’s talk!

Deixe uma resposta

Fechar Menu