Falando no mercado pet, você sabia que em países como os Estados Unidos, Alemanha e França, o número de felinos já superou ao de cães? No Brasil, os cachorros ainda dominam os lares, no entanto, a preferência por animais mais independentes está crescendo. Para você ter uma ideia, há 20 anos o atendimento aos gatos era de 5 a 7%. Atualmente, supera a 30% e com uma tendência enorme de crescimento.
Por isso, se você quer aumentar a receita da sua clínica veterinária precisa investir nessa tendência e oferecer diversos serviços para gatos. Vamos entender mais sobre o assunto e conferir algumas oportunidades de negócio? Continue a leitura!
Invista na creche para gatos
Um serviço que está sendo muito procurado é a creche para gatos. Isso porque, muitas vezes os donos trabalham o dia inteiro e o bichano fica em casa, solitário.
Por isso, se você tem um espaço na sua clínica e profissionais qualificados, saiba que pode oferecer esse serviço para ganhar um extra.
Contrate um pet sitter e inove no mercado pet
O serviço de pet sitter também está sendo requisitado pelos donos dos gatos. Afinal, principalmente nas épocas de férias, as famílias costumam viajar e nem sempre querem deixar o animal em algum hotel ou podem levá-lo consigo.
Assim, o pet sitter tem o trabalho de ir diariamente na casa da família para dar comida, trocar a água, limpar a bagunça, trocar a areia e brincar com o gato em um determinado período. Essa alternativa é bem interessante, uma vez que normalmente os felinos não gostam de sair de casa ou mudar de ambiente.
Invista em medicamentos exclusivos para gatos
Muitos medicamentos e rações já estão oferecendo linhas exclusivas para gatos. Assim, você pode aumentar o faturamento da sua clínica investindo nesses produtos.
De acordo com a CVA Solution, as famílias gastam em torno de R$ 200,00 mensais com os seus gatos. Então, podemos concluir que os donos dos felinos investem em alimentação específica, produtos de higiene e medicamentos exclusivos.
Atualmente, encontramos diversos produtos no mercado para atender a essa demanda. Um bom exemplo é a marca Bravecto, do laboratório MSD, que antigamente tinha antipulgas e vermífugo somente para cães e agora tem uma linha exclusiva para gatos.
Tenha rações de qualidade para os felinos
Oferecer uma ótima variedade de rações para os felinos também é uma boa alternativa para faturar mais no mercado pet. Uma tendência nesse mercado é o investimento em rações úmidas (que são mais caras), afinal, elas são mais apreciadas pelos gatos e sabemos que os tutores amam dar agradinhos para eles.
De acordo com o SPC Brasil e CNDL, houve um crescimento de 12,5% da compra de rações úmidas nos últimos anos e 8,1% na compra de snacks. Então, saiba que você pode investir nisso para aumentar a sua receita e ainda agradar os seus clientes.
Adquira mimos para os pets
Os tutores de gatos querem sempre inovações e adoram trazer agrados para casa para divertir o seu pet. Por isso, invista em diversos produtos para atender as demandas dos seus clientes. Veja algumas alternativas:
- camas;
- tocas;
- fontes de água;
- arranhadores;
- roupas divertidas;
- coleiras;
- produtos para higiene dentária;
- brinquedos exclusivos;
- comedouros ergonômicos;
- e outros.
Ofereça atendimento a domicílio
Como citamos anteriormente, muitos gatos preferem ficar no conforto do seu lar, não gostando de passear ou sair de casa.
De acordo com a Royal Canin, 42% dos seus clientes que têm gatos sentem diversas dificuldades em levar o pet ao veterinário por ter que sair de casa. Por isso, considerando que as consultas regulares são essenciais para atestar a saúde e prevenir doenças, a ida ao veterinário é fundamental.
Dessa maneira, como uma forma de agradar e, ao mesmo tempo, atender a esse nicho de mercado, uma ótima opção é investir no atendimento à domicílio para oferecer as consultas regulares.
Tenha uma sala de espera separada para gatos
Se você quer repassar mais tranquilidade para os tutores e também para os animais, invista em uma sala de espera separada para gatos.
Assim, é uma alternativa importante para evitar estresse nos animais. Além disso, se os animais se sentirem ameaçados podem ficar traumatizados e os tutores não levarem mais eles para se consultar na sua clínica.
Caso não tenha espaço o suficiente para criar uma ala exclusiva para gatos, procure atender somente com hora marcada e tenha dias específicos para cuidar das espécies diferentes.
Invista em caixas de transporte aconchegantes
Outra alternativa interessante é investir em caixas de transporte mais aconchegantes para que os tutores possam levar o seu gato para passear com mais conforto e tranquilidade.
Existem caixas que são bem criativas e aconchegantes, fazendo com que ela seja uma extensão da sua casa (com brinquedos, cobertas e janelas). Além disso, é importante orientar os tutores para deixar a caixa de transporte sempre à disposição na casa para que o gato não relacione o momento de entrar na caixa com ir tomar uma vacina no veterinário!
Tenha um atendimento de qualidade
É importante que todos os funcionários da sua clínica entendam muito sobre os animais. Assim, podem repassar informações precisas e de qualidade quando são questionados pelos seus clientes.
Invista em programas de fidelização, sorteie brindes, faça promoções e crie diversas estratégias para manter o seu cliente sempre perto da sua clínica. Assim, você garante promotores para o seu negócio e torna a sua marca mais conhecida na região.
Faça parceria com ONGs
Certamente, na sua cidade há diversas ONGs e instituições voluntárias que cuidam e protegem os animais, certo? Por isso, uma dica importante para melhorar a visibilidade do seu negócio e promover a responsabilidade social e ambiental é fazer parceria com esses estabelecimentos.
Você pode oferecer castração, remédios, rações, vacinas e outros procedimentos gratuitos para os animais abandonados. Além disso, pode promover na sua clínica algumas feiras de adoção de animais, promovendo o bem comum.
Agora que você aprendeu mais sobre o mercado pet e sobre alguns serviços para gatos que pode oferecer na sua clínica, que tal assinar a nossa newsletter para acompanhar de perto os próximos conteúdos?