Mercado Pet deve faturar cerca de R$36 bilhões em 2019: Veja como seu pet shop também pode crescer

Mercado Pet deve faturar cerca de R$36 bilhões em 2019: Veja como seu pet shop também pode crescer

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o mercado de animais deve fechar o ano com um faturamento de R$ 36,2 bilhões. Para você ter uma ideia, há um crescimento de 5,4% sob o total de 2018.

Se esse valor for consolidado haverá um crescimento de 49% em sete anos. O maior aumento é no mercado alimentício (44,6%), seguido de venda de animais (12,2%), serviços veterinários (11,7%), serviços gerais (11,3%) e produtos veterinários (11,1%). Por último, fica o pet care (5,1%) e comércio eletrônico (4%).

Analisando esses dados podemos perceber que o mercado peté um nicho em expansão. Por isso, você precisa ficar de olho nas tendências e sempre conferir algumas ideias para aplicar na sua clínica e ver o seu negócio prosperar. Vamos conferir algumas dicas?

Diversifique os serviços da sua clínica veterinária no mercado pet

Por mais que você tenha excelência na área veterinária, invista em outros serviços que o seu público precisa. Atualmente, existem diversas possibilidades, basta ficar de olho e avaliar o que apresenta o melhor custo-benefício para a sua clínica.

Antes de investir em um serviço novo vale a pena conferir quais são os principais serviços oferecidos pelas clínicas na sua região. Estude o cenário, o comportamento do seu consumidor e invista em novidades que são interessantes para ele.

Se você tem dúvidas nesse assunto você pode fazer enquetes nas mídias sociais e até mesmo enviar uma pesquisa de opinião para o seu público. Dessa maneira, você tem a certeza do investimento.

Agregue valor aos serviços no mercado pet

Imagine que o tutor levou o seu pet para tomar as vacinas anuais e ele não tem outra intenção inicial de compra. No entanto, se a sua equipe for treinada ela pode ajudar a impulsionar as vendas da sua clínica veterinária. Assim, ao sair da consulta ele comprou um shampoo, um condicionador, a ração, o vermífugo e ainda um perfume.

O veterinário também pode divulgar mais serviços nas consultas, por exemplo, se o peté filhote, ele pode mostrar a importância de criar uma rotina de banho e tosa desde pequeno para que os tutores não tenham problemas quando ele for adulto (existem cães que se tornam agressivos e se torna impossível levá-lo para tomar banho fora de casa).

Saiba negociar com fornecedores no mercado pet

Os fornecedores são ótimos aliados rumo ao sucesso da sua empresa. Conquistar fornecedores parceiros é melhor ainda, afinal, você adquire ótimas oportunidades.

Aqui, existem algumas possibilidades interessantes:

  • Conseguir negociar preços mais acessíveis para oferecer descontos para o seu consumidor final;
  • Promover eventos na sua clínica para promover os produtos do fornecedor e dar brindes para os seus clientes;
  • Deixar materiais de divulgação da sua clínica na empresa do parceiro.

Invista em marketing

marketing deve ser a alma do seu negócio. Afinal, se você não mostrar para o seu público o que você tem e quais são os seus principais diferenciais, muito provavelmente, ele vai optar por comprar sempre no mesmo pet shop que está acostumado.

Por isso, tenha um ótimo plano de divulgação para atrair mais consumidores para o seu negócio. Veja alguns exemplos:

Mídias Sociais

Esteja presente nas principais mídias sociais que o seu cliente está. Elas são ótimas oportunidades para criar relacionamentos duradouros e efetivos com os seus clientes.

Newsletter

Invista no envio de newslettersemanal para apresentar as novidades e também para enviar conteúdo interessante para fidelizar e educar o seu público.

Marketing de conteúdo

Tenha um blogpara explorar diversos materiais (tais como imagem, texto, gifs, vídeos, e-books,infográficos e outros) e explore o marketing de conteúdo para criar materiais ricos de atração, consideração e decisão.

Anuncie nos jornais da sua cidade

Faça propagandas e anúncios nos principais jornais da sua cidade. Assim, quem não é muito acostumado com o universo digital também pode conferir as novidades da sua empresa.

Site

Tenha um site bom, atualizado, responsivo e que apresente os seus principais serviços. Ter uma página na interneté fundamental para apresentar ao público os seus diferenciais e também para transformar visitantes em leads.

Flyers

Distribua flyersnas redondezas da sua clínica. Eles são importantes para divulgar o seu negócio com o público local. Afinal, se a sua clínica está localizada em uma rua que o cliente não passa, talvez ele não tome conhecimento dela.

Por isso, criar materiais impressos mostrando que a sua empresa é perto da sua casa é uma alternativa interessante: “que tal conferir as nossas promoções? Estamos localizados a 20 metros da sua casa!”.

Tenha programas de fidelização de clientes

Os seus clientes precisam se sentir especiais. Somente assim, você cria promotores para o seu negócio e faz a sua empresa prosperar e evoluir. Sendo assim, uma dica interessante é ter programas de fidelização de clientes.

Além do tradicional “a cada x compras você ganha um desconto ou um brinde”, você pode inovar e criar um programa que seja interessante para o seu público. Existem diversas ações menores que você pode fazer dentro da sua loja e que podem fidelizar o cliente. Veja algumas:

  • estourar um balão e conferir o brinde que está escrito dentro dele;
  • degustação de petiscos para os pets;
  • compra uma ração e ganha um pacote de biscoito;
  • promova palestras e bate-papos sobre assuntos do interesse (por exemplo: alimentação orgânica para pets);
  • tenha um sistema de CRM que envie uma notificação quando o cliente passou mais de um mês sem ir à sua clínica. Nesse caso, ligue e ofereça um brinde para ele voltar;
  • faça campanhas interessantes nas mídias sociais.

As ações promocionais que citamos acima são ótimas alternativas para você sair do comum e criar diversos programas menores que fidelizam o seu cliente.

O mercado pet está em constante crescimento. Por isso, a sua clínica veterinária precisa ficar de olho nas principais tendências para proporcionar ao cliente novas experiências, conquistando a sua confiança e, consequentemente, garantindo a lucratividade do seu negócio.

Você gostou de aprender mais sobre o mercado pet? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas publicações!

Deixe uma resposta

Fechar Menu