Você sabia que produtos bem expostos nas prateleiras ajudam a influenciar os clientes na hora das compras? E sabemos que quanto mais eles compram, mais a sua clínica veterinária lucra, não é mesmo? Por esse e por outros motivos você precisa conhecer qual é a importância do marketing visual no pet shop.
Expor os produtos de uma maneira estratégica ajuda a melhorar o fluxo de clientes dentro do seu pet shop. Além disso, faz com que eles conheçam as novidades e indiquem os seus produtos para os seus amigos.
Vamos aprender agora como deixar as prateleiras mais organizadas e atrativas para os seus clientes? Conheça algumas dicas de marketing visual no pet shop!
Precifique organizadamente todos os produtos expostos
Tenha um padrão visual para inserir o preço nos produtos e etiquete-os corretamente. Os clientes gostam de conferir o valor dos produtos e também ter a certeza de que o caixa cobrará o preço certo.
O preço precisa estar apresentado adequadamente, de uma maneira que ajude no processo de decisão da compra. Caso contrário, o consumidor pode passar rapidamente na prateleira, deixar para conferir o preço depois e acabar esquecendo ou nunca mais comprando o produto.
Por isso, invista nessas estratégias de precificação do marketing visual no pet shop para agregar valor ao seu produto, está bem?
Tenha muita atenção com a altura das prateleiras
Posicione corretamente os produtos na linha de visão do público para aumentar as chances de capturar a sua atenção. Veja algumas dicas sobre como posicionar os produtos nas prateleiras:
Produtos acima da cabeça
Posicione acima da cabeça os produtos com menor visibilidade. Isso porque, essa linha de visão costuma ser inferior, ou seja, coloque as mercadorias de menos interesse do seu público.
Produtos acima dos olhos
A altura dos olhos é conhecida como área nobre. Por isso, insira os produtos campeões de vendas e que proporcionam uma margem maior de lucratividade. Isso porque, os produtos que estão nessa altura, normalmente, são comprados por impulso. Então, invista em ótimos produtos, de qualidade e com preços lucrativos, certo?
Produtos na linha da cintura
A linha da cintura é um espaço amplo e que você pode explorar uma grande diversidade de produtos. Além disso, também é considerada uma área boa para a visibilidade do público, então, insira produtos de grande procura.
Produtos abaixo da cintura
Os produtos abaixo da cintura já não fazem mais parte do campo de visão dos seus consumidores.
Então, insira mercadorias mais baratas, no entanto, que os consumidores costumam comprar com frequência. Estrategicamente, os clientes tendem a procurá-los do mesmo jeito, ainda que estejam em um campo de pouca visibilidade.
Produtos no chão
Reserve o chão somente para acondicionar os produtos mais pesados. Isso porque, esse ambiente não costuma ter tanta visibilidade, no entanto, facilita a sua organização.
Categorize e associe os produtos
Separe os produtos por categoria e utilize o cross merchandising, ou seja, associação de produtos. A técnica se baseia, como o nome prevê, em associar uma mercadoria com a outra, de uma maneira que elas se completam.
Por exemplo, imagine que o seu cliente esteja procurando uma ração para o seu cachorro e, logo no mesmo campo de visão, ele encontra diversos tipos de potes de água e de comida. Assim, ele se recorda que precisa comprar um bebedouro novo porque o que ele tem em casa já está mordido ou furado.
Dessa maneira, fazer com que o cliente se lembre de uma necessidade facilita a compra. Assim, ele não precisa percorrer por toda a loja para encontrar o pote, por exemplo. Além disso, essa técnica ajuda na fidelização de clientes: quem não gosta de encontrar todos os produtos em um só lugar, economizando tempo, não é mesmo?
Mantenha o sentido direita-esquerda
A grande tendência dos clientes em compras é que eles caminhem da direita para a esquerda. Então, os produtos com maior giro e com mais chances de venda devem ficar posicionados nas gôndolas à direita do corredor. Dessa maneira, você prende a atenção do seu cliente com produtos que têm mais saída.
Tenha uma boa apresentação visual
Jamais deixe produtos amontoados em um ambiente. Afinal, não faz sentido ter 100 produtos iguais expostos. Coloque apenas algumas unidades e deixe o volume maior para guardar em um espaço separado. Também é importante oferecer o mesmo produto de marcas diferentes para que o cliente tenha poder de escolha.
Outra dica interessante é expor os brinquedos e as casinhas fora das suas embalagens originais. Assim, o cliente pode tocar no produto para conferir a resistência do material e verificar se aquela mercadoria é a mais adequada para o seu caso.
Organize os produtos por categorias de animais
Convenhamos: não é legal ter uma ração para pássaros na mesma prateleira que tem coleiras para gatos, não é mesmo? Então, divida as gôndolas por categorias de animais para que o cliente possa ir direto no local em que tem produtos relacionados com a sua busca — essa estratégia aumenta as vendas e ainda otimiza o tempo dos seus clientes.
Mantenha o local limpo e organizado
Além de todas essas dicas valiosas do marketing visual no pet shop, é interessante ressaltar que a sua loja precisa estar sempre limpa e organizada. Os produtos expostos precisam de boa iluminação e devem estar sempre limpos, sem poeira ou sujeira.
Tenha uma rotina de limpeza eficaz, afinal, ninguém gosta de comprar uma mercadoria com teias de aranhas, não é mesmo? Certamente, dá uma má impressão sobre o local e não podemos nos esquecer que esse é um ambiente que deve propagar saúde.
Ter atenção com o marketing visual no pet shop é sinônimo de mais vendas e lucratividade para o seu negócio. Isso porque, quando você entende sobre o assunto, consegue organizar o espaço estrategicamente para que o cliente conheça os seus produtos e, consequentemente, você venda mais.
Neste post, você aprendeu algumas dicas sobre como fazer o marketing visual no pet shop. Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail?