Instagram para médicos veterinários: Como se destacar nessa rede social

Instagram para médicos veterinários: Como se destacar nessa rede social

Você sabia que o Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram? Ele fica atrás somente dos Estados Unidos! Atualmente, são mais de 50 milhões de brasileiros que utilizam a rede social diariamente. Por isso, você precisa saber como utilizar o Instagram para médicos veterinários.

Afinal, é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes, vender mais, aumentar a lucratividade do seu negócio, tornar o seu nome mais conhecido, gerar autoridade no assunto e criar ótimos relacionamentos com o seu público.  

Vale ressaltar que não estamos falando somente do Instagram da sua clínica veterinária. É importante que você tenha também um perfil para ajudar a impulsionar a sua imagem pessoal.

Vamos conferir algumas dicas para utilizar o Instagram para médicos veterinários? Venha conosco!

Crie um perfil comercial no Instagram

Não utilize uma conta pessoal para se relacionar com os seus clientes. Crie uma conta comercial, afinal, ela possibilita diversos recursos a mais, tais como:

  • contato direto;
  • impulsionamento pago;
  • análise e estatísticas;
  • entre outros.

Dessa maneira, você tem mais alcance nas suas publicações e pode analisar o comportamento do público.

Otimize a sua bio

A bio é a descrição do seu perfil e você tem apenas 150 caracteres para explorar. Por isso, seja objetivo, dinâmico e criativo para informar paras as pessoas do que se trata o seu negócio. Além de descrever a sua empresa, lembre-se de informar o endereço, site, telefone e outros meios de contato.

Invista em conteúdos originais e de qualidade

Não copie e cole mensagens prontas de outros médicos veterinários ou fontes de pesquisa. Abuse da sua criatividade para criar um conteúdo original e que atenda às principais necessidades do seu público.

Aqui, aprender sobre marketingde conteúdo é uma sacada inteligente para explorar materiais ricos de atração, consideração e decisão de compra. Portanto, crie textos e fotografias interessantes que provoquem um bom engajamento e, ao mesmo tempo, que mostrem que você é uma autoridade no assunto.

Por exemplo, você pode explorar conteúdos como dicas e cuidados com os animais, curiosidades, explicar algumas doenças, datas comemorativas e muito mais.

Não se esqueça dos stories

Além de publicar fotos e imagens na sua conta, lembre-se de que os storiestêm mais engajamento e interação. Por isso, utilize essa ferramenta como sua aliada para aproximar o público.

Compartilhe fotos, vídeos, faça enquetes e transmissões ao vivo. Além disso, é sempre importante ficar de olho nas atualizações da plataforma para conferir as novidades e explorá-las da melhor maneira (um filtro novo, um novo recurso ou até mesmo um novo adesivo interessante).

Utilize hashtag

Sempre que você fizer uma publicação utilize as hashtagspara obter um alcance maior. Assim, você conquista mais seguidores de forma orgânica, afinal, as pessoas seguem as “#” do seu interesse para encontrar perfis interessantes. Por isso, é uma ótima alternativa para aumentar o seu público e a sua audiência.

Compartilhe depoimentos interessantes dos seus clientes

A partir do momento em que você começa a utilizar o Instagram para médicos veterinários e os seus clientes seguirem a sua página, certamente, vão enviar depoimentos e feedbacks valiosos (principalmente se você estimular essa prática).

Sendo assim, saiba que você pode compartilhar esse retorno do seu cliente para mostrar para as pessoas que o seu trabalho é de qualidade.

Faça lives para promover a interação

Quando o assunto é Instagram para médicos veterinários, certamente, as lives não podem ficar de fora! Elas são uma tendência para os próximos anos e são ótimas alternativas para conquistar a sua audiência.

Por isso, faça transmissões ao vivo para estreitar os laços com os seus clientes. Algumas ideias são: fale sobre um surto de doença animal, explique a importância da vacinação, tire dúvidas sobre um assunto polêmico e até mesmo estimule a doação de sangue.

Tenha atenção com as normas do Conselho Regional de Medicina (CRMV)

 Para ter um bom Instagram para médicos veterinários é preciso estar atento com as normas estabelecidas pelo CRMV. Afinal, existem algumas regras que precisam ser consideradas na hora de elaborar um planejamento de mídia.

Por exemplo, sempre que você fizer uma postagem é preciso constar o nome do responsável técnico (RT) e o número da inscrição no Conselho Regional. Além disso, é necessário ter os seguintes dados complementares: endereço e telefone. Em resumo, ficaria assim:

  • Nome do profissional;
  • CRMV-PR nº VP/VS;
  • Endereço e telefone;
  • Serviços oferecidos (sem os valores).

Não podem ser divulgados anúncios exagerados e receituários: todos os serviços precisam ser apresentados discretamente. Também não é permitido divulgar a tabela com os honorários ou oferecer descontos que sejam inferiores aos referenciais regionais divulgados nos veículos de comunicação de massa.

Você não pode divulgar fotos dos seus pacientes ou apresentar os casos clínicos, mesmo que tenha autorização do cliente. Nesse aspecto, há apenas uma exceção para a regra: quando for apresentar algum trabalho ou evento científico.

Outro cuidado importante é não diagnosticar ou atender pacientes on-line (seja por mensagens diretas ou pela interação em uma live que você fizer). Sempre oriente o tutor a agendar uma consulta para uma avaliação precisa.

Aprenda a analisar métricas para obter melhores resultados

Outra dica importante para utilizar o Instagram para médicos veterinários é aprender a utilizar as métricas. Elas são essenciais para conferir quais são os conteúdos que fazem mais sucesso.

Além disso, você acompanha o número de seguidores, idade, localização, sexo e também quais são os dias e horários que eles mais estão presentes na rede social. A partir disso, você cria um planejamento mais personalizado para a sua audiência.

Se você quer tornar o seu nome mais conhecido e fidelizar clientes precisa aprender como utilizar o Instagram para médicos veterinários. Quando você entende o assunto consegue ter ideias para se destacar nessa mídia social e conquistar a confiança do seu público.

Agora que você aprendeu como utilizar o Instagram para médicos veterinários, que tal dar uma espiadinha em alguns aplicativos interessantes que preparamos para otimizar a sua rotina? Veja agora mesmo 10 aplicativos para a clínica veterinária! Boa leitura!

Deixe uma resposta

Fechar Menu