A NFC-e é a sigla para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Ela é um modelo fiscal que foi criado para trazer mais otimização para o dia a dia das empresas. Falando em questões legais, ela tem a mesma validade jurídica dos cupons que são emitidos pelo Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
Outra vantagem de investir na NFC-e no seu pet shop é que ele agiliza o repasse de informações ao fisco. Dessa maneira, ele fiscaliza e auxilia a combater a sonegação de impostos.
Vamos aprender mais sobre esse assunto? Venha conosco!
O que é a NFC-e?
A NFC-e é um modelo de nota fiscal que veio para substituir os cupons fiscais impressos, bem como a nota de fiscal modelo 2. Portanto, ela é uma versão eletrônica que ajuda a empresa a controlar as suas vendas e a também evitar o desperdício de papel.
A NFC-e tem como objetivo principal informatizar a emissão do cupom fiscal, efetuando assim a comunicação com o SEFAZ para cada venda. Dessa maneira, ela registra a venda ao cliente e pode ser consultada em um momento posterior.
Portanto, a NFC-e é um documento emitido pelos varejistas para o consumidor final sempre que ele realizar uma compra (tanto na loja física quanto na virtual). No entanto, ela só pode ser utilizada para venda dentro do mesmo estado.
Por que seu pet shop precisa implementar a NFC-e?
Estar em dia com as suas obrigações legais é fundamental para não se complicar com impostos, certo? Por isso, implementar o NFC-e é uma boa alternativa.
Ela reduz os custos operacionais, afinal, não há a necessidade de comprar impressoras fiscais que emitam o comprovante físico. Além disso, você não precisa se preocupar com os gastos de manutenção desses equipamentos — tudo é feito de forma on-line.
Quais são as vantagens de implementar?
Além dos benefícios que já citamos anteriormente neste conteúdo, encontramos também a praticidade. Afinal, você tem a possibilidade de visualizar e pesquisar todo o histórico no portal do SEFAZ.
Os documentos, por serem digitais, podem ser acessados por qualquer dispositivo móvel e em tempo real. Assim, traz mais mobilidade para o seu pet shop, que tem um controle muito maior sobre as vendas. Dessa forma, tanto o acompanhamento quanto o envio das emissões podem ser realizadas de forma remota.
Outro grande benefício é que esse processo ajuda a manter o seu negócio legalizado, uma vez que envolve menos burocracia. Afinal, não há a necessidade de fiscalização das máquinas por parte do SEFAZ.
As vantagens não ficam somente para a empresa: os clientes também se beneficiam com a NFC-e. Afinal, eles não precisam guardar diversos cupons impressos (a nota pode ser consultada por meio de um QR Code ou enviadas por e-mail).
Além disso, você melhora a experiência do seu cliente no pet shop. Afinal, ele não precisa esperar por muito tempo para ter o seu comprovante fiscal nas mãos (tudo é feito de forma rápida e prática).
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Como funciona a emissão da NFC-e para pet shop?
A NFC-e pode ser emitida diretamente no site da SEFAZ. Após a emissão, o lojista recebe um comprovante (chamado de DANFE NFC-e) que substitui o cupom fiscal.
A DANFE NFC-e nada mais é do que uma representação simplificada da NFC-e, assim, o consumidor pode consultar a regularidade da mesma. Portanto, ela é impressa no cupom fiscal no momento da venda.
Como é possível consultar a NFC-e?
A NFC-e pode ser consultada sempre que o cliente quiser por meio da leitura do QR Code impresso na DANFE NFC-e.
Caso o consumidor não tenha um leitor de QR Code no seu celular ou queira realizar esse processo de outra maneira, é possível consultar por meio do portal estadual da NFC-e, pela chave de acesso que está descrita na DANFE.
Quais são os requisitos para emissão da NFC-E?
Veja agora o que você precisa ter para a emissão da NFC-E:
- computador;
- conexão com a internet;
- impressoras não fiscais;
- Inscrição Estadual (IE) em dia;
- certificado digital de pessoa jurídica;
- credenciamento na SEFAZ;
- código de segurança do contribuinte;
- e software emissor de NFC-e.
Como se adequar?
A NFC-e é emitida pela sua empresa utilizando um programa emissor de sua preferência. Vale ressaltar que a Secretaria da Fazenda não tem um programa emissor próprio.
Assim, basta instalar o programa no computador da sua empresa, preencher e assinar eletronicamente o Certificado Digital. Dessa maneira, a NFC-e é transmitida pela internet para a SEFAZ.
Vale ressaltar que é preciso que a sua empresa esteja credenciada pela Secretaria da Fazenda do seu estado e ter uma assinatura eletrônica para validar as notas emitidas.
O que acontece se a conexão com a internet cair na hora da venda?
Muitas pessoas ficam preocupadas com problemas técnicos que podem acontecer durante a venda, como é o caso de a conexão com a internet cair. Nesse e em outros casos de problemas operacionais ou técnicos, você não precisa se preocupar!
A empresa pode utilizar uma contingência off-line (que consiste na emissão da NFC-e), portanto, sem a autorização do fisco. Depois disso, a organização tem até 24 horas posteriores à venda para transmitir o documento ao SEFAZ.
Além disso, é preciso ficar de olho nas rejeições dos documentos: quando uma NFC-e é rejeitada, você tem o prazo de 24 horas para providenciar as devidas alterações nas operações e enviá-las novamente ao SEFAZ. Caso você não faça isso, o seu pet shop pode ficar passível de multas e transtornos diversos.
É necessário armazenar a NFC-e?
Sim. Por se tratar de um documento fiscal é preciso armazenar todos os documentos por 5 anos. Então, como os arquivos são eletrônicos, é preciso ter um bom sistema de armazenamento.
Vale ressaltar que é fundamental ter um bom sistema de backup e de armazenamento de banco de dados. Assim, você tem a certeza de que há espaço o suficiente para armazenar todos os documentos e ainda não se preocupa em perder os arquivos em caso de alguma intempérie.
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