A importância do atendimento personalizado em clínicas veterinárias

A importância do atendimento personalizado em clínicas veterinárias

Atualmente, muito falamos sobre a humanização das relações humanas. Por isso, questionamos: você sabe o que é isso e qual é a importância de oferecer um atendimento personalizado em clínicas veterinárias?

O atendimento personalizado, como o nome sugere, visa proporcionar uma melhor experiência para todas as partes envolvidas. Assim, os relacionamentos são próximos e pautados pela empatia, respeito, carinho, acolhimento e atenção.

Que tal aprender mais sobre esse assunto? Continue a leitura e saiba como implementá-lo na sua clínica veterinária!

Aprenda como funciona o atendimento personalizado em clínicas veterinárias

Sabemos que os animais sentem a felicidade, amor, alegria e também o sofrimento ao seu redor. Por isso, o atendimento personalizado visa não tratar apenas a sua saúde física, mas sim, considerar todas essas influências internas e externas para indicar o melhor tratamento — mais natural, menos invasivo e estressante.

A humanização do atendimento nas clínicas veterinárias promove um clima com uma energia positiva. Dessa maneira, ações como um sorriso no rosto, carinho, otimismo e cuidados especiais com os animais e os seus tutores (principalmente em momentos difíceis), torna-se essencial.

Principalmente em casos em que os animais estão doentes ou falecendo, é preciso ter cautela e considerar as necessidades tanto do animal quanto oferecer um suporte positivo para os seus tutores. Portanto, a humanização do atendimento é uma forma de construir uma base de segurança e conforto para todos os envolvidos.

Se você quer promover um atendimento personalizado na sua clínica veterinária, considere que não é somente o estado psicológico dos animais que deve ser tratado: o do seu tutor também. Afinal, como a maioria das pessoas considera os seus animais membros da família, ficam apreensivas sempre que houver a possibilidade de ter algo errado na saúde dos bichos.

Além disso, o atendimento personalizado visa uma alimentação mais saudável, tratamentos relaxantes e alternativos, como acupuntura, aromaterapia, uso de florais e outros procedimentos menos invasivos. Por isso, é sempre importante ter um ambiente aconchegante e uma equipe treinada para oferecer o melhor suporte.

Confira como colocar em prática o atendimento personalizado em clínicas veterinárias

Agora que você aprendeu o que é e qual é a importância de um atendimento personalizado em clínicas veterinárias, vamos avaliar algumas dicas para colocar em prática esse conceito? Venha conosco!

Invista em tratamentos naturais

É fundamental oferecer tratamentos mais naturais e menos invasivos na sua clínica veterinária, como um suporte aos recursos convencionais. Isso cria um ambiente mais calmo e tranquilo para lidar com todas as emoções (positivas ou não) dos tutores e dos animais.

Trabalhe na qualificação da sua equipe

Para oferecer um ótimo atendimento para os seus clientes a sua equipe precisa estar preparada e motivada. Para isso, invista sempre na qualificação do seu time mostrando a importância do atendimento personalizado. O treinamento é fundamental para oferecer ao cliente uma experiência tranquila, calma e eficaz.

Conheça bem o seu público-alvo

Para que o processo de humanização se torne uma realidade para a sua clínica é fundamental conhecer o perfil do seu público-alvo. Entender quais são as suas necessidades, sonhos, desejos, medos e anseios é essencial para padronizar o atendimento e criar estratégias para passar mais segurança e também para ganhar a confiança do seu cliente.

Estabeleça elos de confiança

Ouça com calma e atenção o que o seu cliente tem a dizer, questione com carinho e mostre que você é a pessoa ideal para acompanhar a saúde do animal durante toda a sua vida. Ressalte que você se importa com a sua qualidade de vida e bem-estar e não tenha pressa na consulta.

Atenda cada caso com atenção e, mesmo que o cliente não tenha ido diretamente na clínica para isso, invista em uma boa conversa para apresentar ideias para que o animal tenha mais qualidade de vida.

Falamos isso porque, por exemplo: o tutor leva o seu cachorro para fazer a vacina antirrábica. O veterinário atende, faz a vacina e manda-os embora. Esse processo dura em torno de 10 minutos.

No entanto, se você quer promover um atendimento personalizado, perca um tempo a mais: invista na medicina preventiva para avaliar o estado do animal, converse sobre o banho, tosa, vacinas, remédios, tendências, novidades e muito mais.

Dessa maneira, o tutor sente que pode confiar nos seus trabalhos, afinal, você prestou um atendimento que, certamente, superou as suas expectativas.

Ofereça diversos canais de contato

Você pode investir em diversos canais de contato, bem como:

Investir em diversos canais é importante para manter o seu cliente bem informado sobre os principais acontecimentos na sua clínica, bem como para lembrar quando é o momento certo para retornar ao veterinário. Além disso, você pode enviar lembretes sobre as datas para dar o vermífugo e apresentar outras dicas importantes para o seu dia a dia.

O mais importante é investir em uma comunicação humanizada e personalizada em todos os canais. No entanto, tenha muito cuidado! Afinal, por exemplo, se você divulgar o número de WhatsApp, precisa ter um funcionário durante o horário de expediente da clínica para responder às mensagens.

Aliás, não há nada pior do que oferecer um canal de comunicação e deixar o cliente esperando. Certamente, isso vai frustrar as suas expectativas e as suas estratégias de atendimento personalizado falharão consideravelmente.

Faça com que sua clínica seja lembrada

Estar sempre em contato com o cliente é uma ótima estratégia para ele sempre se recordar da sua marca com carinho. Por isso, crie um calendário editorial e invista em manter um contato próximo com o seu cliente.

Por exemplo, imagine que um tutor levou o seu cachorro porque estava com intoxicação alimentar. Você analisou o caso, fez os exames necessários e promoveu o melhor tratamento, fazendo com que o animal ficasse novamente saudável.

Se depois de dois dias você entrasse em contato com o tutor perguntando como o animal estava e se mantendo à disposição em resolver os seus problemas, certamente, o dono ficaria muito agradecido e sentiria que pode confiar sempre nos seus serviços.

Afinal, mesmo que ele não esteja dentro da clínica pagando uma consulta, você se preocupou em tirar um tempinho do seu dia para perguntar como eles estavam. Enfim, são essas pequenas atitudes que promovem um ótimo atendimento personalizado na sua clínica veterinária.

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