Higiene dentária de pets: Como conscientizar seus clientes

Higiene dentária de pets: Como conscientizar seus clientes

Considerando que tutores querem que os seus bichos de estimação vivam de forma saudável por muito tempo, eles estão investindo na qualidade de vida. Por isso, um dos serviços cada vez mais procurados nas clínicas veterinárias é a higiene dentária de pets.

Afinal, os donos já estão percebendo a importância desse assunto para o bem-estar do seu melhor amigo de quatro patas (inclusive, estão encarando isso como algo rotineiro).

Para você ter uma ideia, de acordo com a Forbes, o mercado de dentição animal deverá crescer 6,2% até 2022. Então, certamente, você precisa aproveitar essa oportunidade do mercado, não é mesmo?

Continue a leitura e aprenda mais sobre como incentivar a higiene dentária de pets!

Estimule a escovação desde filhotes

Normalmente, os donos levam os seus animais ao veterinário para vaciná-los logo nos primeiros meses de vida. Afinal, eles querem que os pets cresçam de forma saudável.

Então, é preciso ter uma conversa séria com os tutores informando que a escovação dental precisa ser iniciada por volta dos seis meses — época em que os animais estão realizando a troca dos dentes permanentes.

Fale sobre os malefícios de não escovar os dentes

Muitos donos de pets são bem conscientes e já sabem sobre os benefícios da escovação. No entanto, sempre encontramos aquele público mais resistente que pensa que isso é frescura.

Por isso, nada melhor do que mostrar quais são os malefícios da não escovação, tais como:

  • tártaro;
  • cáries;
  • gengivite;
  • cálculo dentário;
  • retração gengival;
  • perda óssea;
  • placas bacterianas;
  • mau hálito;
  • doenças bucais como a periodontite.

Aqui, é interessante ressaltar que a periodontite leva às doenças muito mais graves como é o caso de atacar o fígado, o rim e até mesmo o coração.

Mostre a importância dos produtos adequados

Não vai adiantar o tutor se tornar consciente e escolher a escova dental errada (afinal, isso pode machucar e traumatizar o pet). Afinal, as escovas precisam ser escolhidas de acordo com o porte do animal e as cerdas devem ser muito macias.

Mostre que o tutor pode comprar escovas apropriadas para o animal, usar dedeiras infantis e até mesmo escolher uma escova macia de humanos. No entanto, o creme dental precisa ser específico de uso veterinário para que a saúde do pet não seja prejudicada — caso ele engula o produto.

Converse sobre a importância de manter uma rotina

É fundamental que o dono do pet entenda que a escovação não pode ser algo a ser feita uma vez ao ano. A escovação precisa acontecer de forma gradual e rotineira para que o animal entenda e se acostume com a manipulação da escova na sua boca.

Também é importante frisar que, mesmo os animais que não foram acostumados desde cedo a escovar os dentes, o tutor pode começar a inserir essa prática na rotina. Nesse cenário, dependerá muito do empenho, da dedicação e da paciência dos donos em iniciar com a escovação nos animais mais velhos.

Informe sobre a importância de levar ao pet à clínica para uma limpeza completa

Assim como os humanos precisam de visitas regulares ao dentista para fazer uma limpeza e um checkup, os animais também necessitam. Por isso, é importante mostrar que, levar o pet ao veterinário com frequência é essencial para remover o cálculo dental e a placa bacteriana — além de identificar se é necessário providenciar algum tratamento adicional.

Essa rotina precisa ser anual, salvo de casos que o veterinário observe que seja necessário um acompanhamento em um tempo inferior — principalmente quando o pet tem alguma doença crônica.

Invista em campanhas de divulgação

Como citamos anteriormente, muitas pessoas não se dão conta sobre a importância da higiene dentária de pets. Além disso, sabemos que muitas vezes as consultas são rápidas e não há tempo hábil para conversar sobre o assunto.

Por isso, investir no marketing é uma ótima alternativa para que o seu cliente tome conhecimento sobre o assunto. Nesse aspecto, que tal investir em flyers estratégicos falando sobre o assunto?

Você pode deixá-los junto ao caixa. Dessa maneira, sempre que o tutor efetuar o pagamento no seu pet shop ele pode dar uma olhada e entender mais sobre o assunto.

Também é importante que o recepcionista e as demais pessoas no atendimento saibam a importância do assunto e também possam incentivar e divulgar as campanhas.

Use as mídias sociais

Que tal criar uma campanha estratégica reconhecendo a importância da higiene dentária de pets? Você pode criar um calendário editorial contendo informações importantes sobre o tema. Assim, você investe em campanhas interativas. Veja alguns exemplos:

  • enquete: você sabe qual é a importância da higiene dentária para pets?
  • enquete: você escova os dentes do seu pet diariamente?
  • enquete: quantas vezes por ano o seu pet faz uma limpeza dentária com o veterinário?
  • informativo: que tal aprender sobre a higiene dentária de pets?
  • informativo: (x) mitos e verdades sobre a higiene dentária de pets;
  • interativo: stories mostrando um veterinário higienizando a boca de um cachorro;
  • dicas: passo a passo para você escovar os dentes do seu animal em casa;
  • dicas: como escolher a melhor escova dental para o meu cachorro?
  • informativo: você sabia que não pode utilizar creme dental para a escovação canina?

Enfim, esses são apenas algumas ideias de conteúdo que você pode trabalhar nas redes sociais para conscientizar os seus clientes sobre a importância da higiene dentária de pets.

Vale ressaltar que é sempre importante ter uma excelente ortografia, trabalhar com palavras-chave, ter um layout atrativo e investir em mídia paga para alcançar mais pessoas. Ah! Lembre-se de que é essencial mensurar os resultados de cada campanha, certo?

É muito importante que os clientes da sua clínica veterinária compreendam sobre a importância da higiene dentária de pets. Afinal, a saúde bucal é responsável por reduzir as cáries, evitar o mau hálito e ainda prevenir doenças e desconfortos para o animal. Sendo assim, é fundamental que você trabalhe muito bem esse assunto com os seus clientes.

Além disso, é uma grande oportunidade para você faturar mais e ver o seu negócio prosperar!

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para avaliar como incentivar a doação de sangue na sua clínica veterinária!

Deixe uma resposta

Fechar Menu