Como evitar gastos desnecessários no Pet Shop

Como evitar gastos desnecessários no Pet Shop

Saber administrar um pet shop requer muito planejamento estratégico. É preciso ter total domínio das contas a pagar e a receber para ter certeza de que a margem de lucro está correta e você está, de fato, garantindo o sucesso dos negócios.

Além disso, é preciso sempre ficar de olho no mercado, na concorrência e na satisfação do seu cliente para ter bom potencial competitivo. No entanto, com tantas tarefas diárias a serem realizadas, sabemos que não é fácil encontrar maneiras de otimizar a gestão estratégica. Porém, não se preocupe!

Com este post, elaboramos algumas dicas essenciais para evitar gastos desnecessários no seu pet shop e garantir a lucratividade dos negócios. Vamos lá?

Tenha um bom sistema para cadastro de produtos

Cadastrar os produtos corretamente no sistema é fundamental. Assim, você tem a certeza de que os dados fiscais tributários estão corretos, bem como os preços e a quantidade no estoque também.

Você sabia que se o cadastro do produto acontecer de forma incorreta, você pode pagar mais impostos do que deveria? Além disso, se a ocorrência de erros for muito grande você pode receber multas e se complicar com a Receita. Portanto, tenha muita atenção com o cadastro, está bem?

Saiba negociar com fornecedores

Não tenha medo de negociar e reler os contratos atuais com os fornecedores, solicitando alterações quando necessário. Afinal, é importante ter a certeza de que o seu pet shop está oferecendo os melhores negócios. Por isso, ter bons parceiros e fornecedores é fundamental.

Mesmo que você já tenha fornecedores padrões, de tempos em tempos, faça uma pesquisa de mercado e orce o mesmo produto com outras empresas. Isso é importante para ter a certeza de estar pagando um valor justo, além disso, mantém os produtos do seu pet shop com preços competitivos.

Pense na terceirização

Se o seu pet shop tem muitos colaboradores contratados com carteira assinada, avalie a possibilidade de terceirizar alguns serviços. Essa alternativa é importante para economizar e reduzir os custos fixos no seu pet shop.

Afinal, você não precisa administrar:

  • Impostos sobre a folha de pagamento;
  • Organização de férias;
  • Atrasos no trabalho;
  • Décimo terceiro;
  • Fundo de garantia;
  • Encargos;
  • Entre outros.

Sendo assim, você pode avaliar a possibilidade de terceirizar alguns serviços na sua clínica, como: serviço de banho e tosa, dog walk, limpeza etc.

Aqui, o mais importante é avaliar com calma o que vale a pena terceirizar e o que é essencial manter internamente.

Tenha um excelente controle de estoque

Para evitar fazer pedido de um produto que você tem em excesso na loja, bem como deixar de comprar o que realmente é importante, tenha um excelente controle de estoque.

O seu estoque precisa estar equilibrado e adequado às demandas de consumo do seu público. Assim, saiba que comprar na quantidade certa é outro segredo para evitar gastos desnecessários no pet shop.

Clique aqui e aprenda a controlar o estoque do pet shop e melhore a saúde financeira da sua empresa.

Tenha um bom sistema de gestão

Fazer o controle do caixa em planilhas ou até mesmo em uma folha de papel não é a atitude mais adequada se você quer evitar gastos desnecessários. Contar com um bom sistema de gestão é a solução para ter controle de todo o processo, tais como:

  • Estoque;
  • Entrada e saída de mercadorias;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Quantidade de atendimentos;
  • Margem de lucro;
  • Notas fiscais;
  • Histórico dos clientes;
  • E muito mais.

Reavalie desperdícios

Reavalie todos os desperdícios do seu pet shop, desde as folhas para impressão até o shampoo utilizado no banho e tosa. Criar maneiras alternativas para diminuir o desperdício é essencial para evitar gastos.

Os produtos que estão no estoque há muito tempo (todos aqueles que não têm giro) também devem ser considerados como desperdícios. Assim, faça um planejamento e crie alternativas para reverter esse quadro.

Aproveite e veja também como explorar o máximo das gôndolas no pet shop.

Invista em fluxo de caixa diário

Saber o que entra, o que sai e qual é o lucro diário é fundamental para ter a certeza de que o seu pet shop está prosperando. Ter metas e objetivos claros também é fundamental para acompanhar os indicadores de desempenho da sua marca.

Manter um fluxo diário de caixa é sinônimo de saber tudo o que está acontecendo no seu pet shop: o que foi vendido, quais foram os investimentos em manutenção, quais foram os atendimentos e muito mais.

Jamais misture contas pessoais e profissionais

Um dos erros mais graves na gestão é misturar contas pessoais com profissionais (aliás, essa é uma ação muito comum entre os empreendedores).

No entanto, isso compromete os lucros do negócio e os investimentos futuros também. Por isso, mesmo que você tenha um pet shop pequeno, jamais misture as contas! Ter um bom planejamento financeiro é o segredo para ver a sua marca crescer.

Faça uma reserva financeira para imprevistos

Ter um valor separado para emergências é fundamental para sustentar o seu pet shop caso aconteça alguma crise ou algum imprevisto. Assim, você tem um dinheiro guardado para cobrir furos e se manter ativo no mercado.

Caso você não precise utilizar esse dinheiro nos imprevistos, você pode investir em melhorias para o seu pet shop, comprando novos equipamentos, investindo em novos serviços, proporcionando um novo treinamento para a equipe e muito mais. Mas, lembre-se, nunca deixe a reserva vazia.

Você também pode gostar de ler: planejamento estratégico, um guia para o crescimento do seu negócio!

Não faça investimentos sem calcular o retorno

Calcular o retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental para evitar gastos desnecessários no pet shop. Por isso, antes de comprar um produto ou fechar algum contrato com um novo fornecedor, calcule o ROI.

Assim, você avalia o tempo em que você terá o dinheiro investido de volta (ou se terá prejuízo!). Essa atitude também é importante para pensar com clareza sobre se realmente é necessário comprar o produto x nesse exato momento — dessa maneira, você evita compras por impulso.

E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre como evitar gastos desnecessários no pet shop? Então, aproveite para aprender como utilizar as datas comemorativas e vender mais! Boa leitura!

Deixe uma resposta

Fechar Menu