Equipamentos para Pet Shop: Checklist completo

Equipamentos para Pet Shop: Checklist completo

Se você está pensando em abrir seu negócio, saiba que existem alguns equipamentos para pet shop que você precisa ter. Afinal, oferecer uma boa infraestrutura é sinônimo de atender bem às demandas do seu público e promover a satisfação do seu cliente.

No entanto, se você não sabe quais são os equipamentos para pet shop que deve investir, não se preocupe! Continue a leitura e veja o checklist completo que preparamos para ajudar na hora do planejamento! Vamos lá?

1. Mobiliário

Você precisa pensar em toda a mobília do seu pet shop, desde mesas para atendimento, cadeiras e materiais de escritório (computador, impressora, lápis, caneta).

Além disso, é fundamental ter um bom plano de internet e um excelente software de gestão para manter o histórico dos seus clientes e realizar um ótimo fluxo de caixa.

2. Mesa de atendimento

A mesa de atendimento é fundamental para avaliar a saúde dos animais. Normalmente ela vem com ajuste de altura e existem diversos modelos. Algumas mais elaboradas já vêm com lixeira acoplada ou um gabinete, bem como suporte para inserir o soro (quando necessário).

3. Soprador

O soprador é utilizado depois do banho e antes de secar o animal. Ele é um jato de vento forte que remove as gotículas de água dos pelos. Dessa maneira, ele ajuda a agilizar o processo de secagem e a também economizar a energia com o secador.

4. Secador

Como o nome sugere, o secador é o principal responsável por secar toda a pelagem do animal. Ele é muito mais potente que o soprador e você encontra diversos modelos na internet: versão fixa, de parede ou com suporte. Além disso, ele tem um pedestal que mantém a realização do serviço com mais conforto e praticidade.

5. Máquina de tosa

A máquina de tosa precisa ser de boa qualidade, afinal, ela terá muito uso. Além disso, o serviço de tosa costuma ser muito rentável para o pet shop. Por isso, vale a pena investir em um modelo durável e de qualidade — mesmo que ele seja mais caro do que as máquinas tradicionais.

6. Lâminas de tosa

Você precisa comprar lâminas de tosa de vários tamanhos para atender os mais diversos cortes. Lembrando que as lâminas mais fechadas têm os dentes mais próximos e são mais seguras.

As mais abertas proporcionam cortes mais interessantes, no entanto, exigem um cuidado muito profissional para não causar ferimento nas dobras dos animais.

7. Mesa de tosa

A mesa de tosa é fundamental para que o serviço seja realizado com qualidade e segurança. O melhor é apostar nas mesas com regulagem de altura, assim, facilita o trabalho para o profissional.

8. Banheira

É preciso ter uma banheira confortável e resistente. Atualmente, encontramos modelos que servem tanto para cachorros quanto para gatos, assim você economiza e não precisa comprar um formato para cada espécie.

Existem banheiras com partes removíveis, assim, possuem mais segurança e você pode adaptá-la para utilizar com cães de pequeno porte.

9. Máquina de secar animais

Se você atender diversos animais ao mesmo tempo na hora do banho e tosa, uma alternativa interessante é investir em uma máquina para secagem.

Assim, você automatiza o processo de secagem: basta regular a potência da máquina de acordo com o tipo e porte do animal e pronto! Dessa maneira, a sua pelagem se seca com conforto e qualidade.

10. Gaiolas e cercados

As gaiolas e os cercados são essenciais para demarcar o espaço em que o animal pode circular durante as etapas do banho e tosa.

Mas, é preciso ter atenção, por exemplo: o fundo das gaiolas precisa ser plano para que os animais não prendam as suas patinhas. Já os cercados devem ser resistentes para que os animais não fujam.

11. Balança de pesagem

É fundamental pesar os animais em cada atendimento para ter a certeza de indicar a dosagem correta de medicamentos e para também conferir se ele não está desnutrido ou com sobrepeso.

A balança deve ter uma superfície lisa e grande, para pesar também os cachorros de maior porte. Caso o seu pet shop atenda muitos animais de pequeno porte ou filhotes, vale a pena investir em uma balança menor.

12. Insumos e suprimentos

Além dos equipamentos maiores, existem outros insumos e suprimentos que você precisa investir, tais como:

  • talco;
  • shampoo;
  • abrilhantador;
  • perfume;
  • gravatas e lacinhos;
  • silicone reparador;
  • spray termoprotetor;
  • escovas de dentes e pasta;
  • snacks e biscoitos;
  • algodão, fases e faixas;
  • luvas para os atendimentos;
  • e muito mais!

13. Manutenção dos equipamentos

Outro detalhe que você precisa considerar é a manutenção dos equipamentos no seu pet shop. É preciso de uma limpeza diária em todos os equipamentos e utilizar os produtos adequados para que eles continuem funcionando corretamente e tenham uma boa vida útil.

Bônus: veja o que considerar na hora de escolher os melhores equipamentos para pet shop!

Agora que você aprendeu um checklist completo sobre quais são os equipamentos para pet shop que você precisa investir, precisamos conversar sobre outros assuntos importantes que envolvem essa temática.

Primeiramente, é preciso saber que, antes de comprar algum equipamento para pet shop, é fundamental pesquisar muito o mercado e investir nos melhores fornecedores. Encontre sempre parceiros que atendam às suas reais necessidades, bem como apresentem o melhor custo-benefício.

Ter uma boa organização financeira é fundamental para não se empolgar na hora de comprar os equipamentos para pet shop e sair no vermelho! Conheça o seu público e as suas reais necessidades para investir em materiais que realmente sejam lucrativos.

Por exemplo, de nada vai adiantar investir em uma máquina de secagem se você atende somente um animal por vez. Assim, o uso manual do secador e do soprador ainda é a melhor alternativa.

Então, antes de investir em um equipamento novo, confira qual é o retorno sobre o investimento (ROI) que ele pode trazer. Dessa maneira, você compra equipamentos que podem se tornar rentáveis e lucrativos.

E aí? Você gostou do nosso conteúdo? Agora que você aprendeu tudo sobe os equipamentos para pet shop, que tal aprender também como explorar as oportunidades do mercado pet!

Deixe uma resposta

Fechar Menu