8 características de um e-commerce de sucesso

8 características de um e-commerce de sucesso

Comprar no comércio eletrônico está cada vez mais comum entre os consumidores. Esse mercado, em expansão, vem crescendo em torno de 12% ao ano e a perspectiva é que esses números apenas aumentem. Por isso, é essencial que você saiba como criar um e-commerce de sucesso para lucrar mais no seu pet shop.

O e-commerce é caracterizado por compras no mercado digital. Assim, a empresa cria uma loja virtual para comercializar os produtos. Dessa forma, a gestão do estoque, logística e demais negociações são feitas diretamente na plataforma.

Vamos conferir algumas características indispensáveis para ter um e-commerce de sucesso em vendas? Continue a leitura e saiba mais!

1. Invista na construção de um e-commerce profissional

Contrate uma agência especializada em e-commerce para criar uma loja virtual bacana para o seu negócio. Afinal, é preciso criar um site responsivo (que se adapta às mais diferentes telas), claro, objetivo e com uma navegação intuitiva.

O site precisa ser rápido, eficaz e estratégico. As pessoas precisam encontrar informações completas no seu e-commerce, por isso, investir na arquitetura da informação e na experiência do usuário é fundamental.

Sendo assim, investir em uma agência especializada é uma alternativa interessante para construir um e-commerce que converta e fidelize clientes, não é mesmo? Afinal, não vai adiantar ter uma loja virtual se na hora de finalizar a compra, ele trava e apaga todos os dados, certo?

2. Tenha um sistema de suporte ao cliente

Os clientes que navegam pelo seu e-commerce podem encontrar alguma dificuldade, como é o caso de não entender bem alguma característica de um determinado produto.

Portanto, para promover uma boa experiência e ter a certeza de que ele vai comprar o produto é fundamental ter um suporte ao cliente. Por isso, tenha colaboradores responsáveis em responder às dúvidas do cliente, interagir nas redes sociais e resolver possíveis problemas que possam surgir no universo on-line.

3. Invista em fotos

Saiba que os elementos visuais são fundamentais para ajudar o cliente a decidir se ele vai (ou não) comprar determinado produto no seu site. Por isso, investir em fotos é essencial para fisgar o seu cliente e convencê-lo de que ele precisa daquele produto.

Veja aqui no nosso artigo como você pode tirar boas fotos de produtos!

Fotos de baixa qualidade podem prejudicar a imagem do seu negócio, além de fazer o cliente sair rapidamente e buscar a concorrência. Além disso, mostre sempre os benefícios daquele determinado produto.

Por exemplo: se você for vender uma luva para remover os pelos dos animais: em vez de inserir apenas a foto do produto, mostre imagens de uma pessoa removendo os pelos do cachorro. Atente-se à expressão do animal, que deve estar sereno e se divertindo.

Dessa maneira, mostra que o produto é eficiente na hora de remover os pelos e ainda mostra bem-estar ao animal, que não se sente incomodado por ter alguém retirando os seus pelos mortos.

4. Esteja presente nas redes sociais com comunicação interativa

Divulgue muito o seu e-commerce nas redes sociais. Para tornar a sua loja mais conhecida e vender mais é fundamental ter um bom calendário de conteúdo estratégico.

Mais do que isso, invista na comunicação interativa para alcançar mais pessoas, por exemplo:

  • faça enquetes sobre assuntos do interesse do público;
  • promova lives para tirar as dúvidas do cliente;
  • estimule o cliente a falar sobre o seu animal de estimação;
  • poste uma imagem engraçada e peça aos seus seguidores para criarem uma legenda;
  • invista em memes com animais;
  • aposte em conteúdos virais;
  • faça promoções de engajamento e envolvimento com a marca;
  • e muito mais!

5. Use hashtags

As hashtags são ótimas aliadas do seu conteúdo orgânico. Por isso, faça uma busca sobre quais são as mais utilizadas pelo seu público e invista nelas em todos os conteúdos nas redes sociais.

Assim, quando você divulga uma ração premium para gatos siameses, por exemplo, ao inserir #siames, todas as pessoas que acompanham e seguem essa # ficarão sabendo do seu conteúdo e podem se interessar pelo produto.

6. Faça parcerias com digital influencers

Para divulgar a sua loja virtual, faça parceria com digital influencers do segmento. Por exemplo, você pode solicitar o seu endereço e enviar uma amostra de alguns produtos. Assim, eles fazem um vídeo marcando a sua página, mostrando o presente e contando como foi a experiência com a marca.

Além de pessoas, você pode enviar produtos de teste para os animais. Afinal, muitas pessoas criam redes sociais para seus animais de estimação e eles se tornam famosos.

Para você ter uma ideia, o gato @RealGrumpyCat tem mais de 2,7 milhões de seguidores. Já o cachorro @Jiffpom tem mais de 9,8 milhões. Então, fique sempre de olho nos perfis mais seguidos na sua região e busque uma oportunidade de negócio.

7. Invista em muito conteúdo SEO

Para que o seu pet shop virtual seja encontrado nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, invista em um ótimo conteúdo SEO. Para isso, pesquise quais são as palavras-chave mais buscadas pelo seu público e crie muito conteúdo otimizado.

Tenha um bom calendário de conteúdo que conduza a sua persona pela jornada de compra. Aqui, vale a pena fazer uma parceria com agências especializadas em SEO. Assim, você tem um bom posicionamento no Google, tornando o seu e-commerce muito mais conhecido e se destacando da concorrência.

8. Invista em mídia paga

A mídia orgânica é ótima, no entanto, para alcançar mais resultados para o seu e-commerce de sucesso, não deixe de lado a mídia paga. Invista em links patrocinados e no impulsionamento de posts nas mídias sociais.

Dessa maneira, você alcança mais pessoas e torna a sua marca muito mais conhecida. Além disso, faz com que mais pessoas tenham a oportunidade de avaliar os seus produtos.

Agora que você aprendeu como criar um e-commerce de sucesso, que tal conhecer mais sobre o planejamento estratégico, um guia para o crescimento do seu negócio? Boa leitura!

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