Veja como usar datas comemorativas para vender mais

Veja como usar datas comemorativas para vender mais

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para atrair a atenção do público, fidelizar clientes, liquidar o estoque e garantir a lucratividade dos negócios. Por isso, ter um bom planejamento de ações a serem realizadas é essencial.

Os feriados e as datas festivas costumam fazer com que o cliente gaste mais em presentes e lembranças para os seus amigos (incluindo os de quatro patas!). Dessa maneira, investir nas datas comemorativas é uma ótima alternativa para ver a sua marca prosperar.

Vamos aprender como utilizar as datas comemorativas para vender mais? Continue a leitura!

Crie um calendário anual com as datas comemorativas que você pode trabalhar

Primeiramente, mapeie todas as datas comemorativas que são importantes e estão relacionadas com o mundo animal. Confira algumas sugestões de datas para 2020 que separamos para você:

  • carnaval: 25 de fevereiro;
  • dia internacional da mulher: 8 de março;
  • dia nacional da adoção de animais: 14 de março;
  • dia mundial da saúde: 7 de abril;
  • Páscoa: 12 de abril;
  • dia das mães: 10 de maio;
  • dia nacional da imunização: 9 de junho;
  • dia dos namorados: 12 de junho;
  • dia do amigo: 20 de julho;
  • dia dos pais: 9 de agosto;
  • dia do cliente: 15 de setembro;
  • dia mundial do idoso: 1 de outubro;
  • dia dos animais: 4 de outubro;
  • dia de São Francisco de Assis (padroeiro dos animais): 4 de outubro;
  • Halloween: 31 de outubro;
  • Black Friday: 27 de novembro;
  • Natal: 25 de dezembro.

Avalie a realidade do seu negócio para determinar as melhores ações

Depois de determinar quais são as datas mais importantes, chega o momento de estudar a realidade do seu negócio para conferir o que é mais viável. Confira algumas ideias interessantes:

  • separe os produtos que estão há muito tempo no estoque;
  • organize quais são os materiais que estão com prazo de vencimento próximo;
  • avalie a frequência de compra dos produtos (aqueles que mais vendem e os que ficam estocados por muito tempo);
  • avalie qual é a verba disponível para investir nas ações.

Saiba que você pode criar inúmeras atividades para trabalhar com as datas comemorativas. O que vale aqui é a criatividade e, é claro, quais são os recursos (incluindo verba financeira) que existem. Por isso, o primeiro passo é avaliar a realidade do seu negócio para não extrapolar, certo?

Crie ações para trabalhar com as datas comemorativas

Existem diversas alternativas para você trabalhar com as datas comemorativas. Vamos citar algumas:

Vitrine

Organize toda a vitrine do seu pet shop com adesivos, balões, cartazes e objetos decorativos relacionados à data comemorativa em questão.

Adesivação

Se você tem um carro de transporte, vale a pena investir em um adesivo personalizado com a data comemorativa para chamar a atenção do público.

Eventos

Os eventos são perfeitos para chamar a atenção do seu cliente final. Por exemplo, no dia da alimentação, que tal promover um bate-papo com um especialista no assunto sobre refeições naturais para cachorros e gatos? Pode ser físico ou uma live pelas redes sociais!

Feira de adoção

Que tal promover uma feira de adoção para conseguir um lar para os animais abandonados da sua cidade? Isso pode ser trabalhado tanto no dia da adoção quanto no dia dos animais. Além de chamar a atenção do seu público você ainda promove a responsabilidade social no seu estabelecimento e faz o bem.

Sorteio de brindes

Separe os produtos que não têm muito giro e os transforme em brindes. Por exemplo: no dia do idoso, faça uma campanha nas redes sociais mostrando os cuidados com os animais nessa fase da vida e sorteie presentes para os clientes que têm um cachorro (ou gato) mais velho.

Promoções

As promoções também são ótimas para trabalhar as datas comemorativas. Assim, no dia mundial da imunização, que tal oferecer a vacinação com 50% de desconto para os primeiros 10 clientes agendados?

Parcerias

Outra alternativa interessante para trabalhar com as datas comemorativas é investir em parcerias. Por exemplo, você pode solicitar que o fornecedor faça uma ação no seu pet shop demonstrando os seus produtos e entregando brindes para os clientes.

Tenha um bom plano de marketing para divulgar as atrações

Muito mais que ter um bom planejamento para trabalhar com as datas comemorativas, bem como criar ações memoráveis para conquistar clientes, é preciso ter um ótimo plano de marketing.

Caso contrário, as pessoas não terão conhecimento sobre as principais ações que acontecem no seu negócio. Além disso, podem ficar bem chateadas por sempre comprar os seus produtos, no entanto, não terem ficado sabendo de uma ação incrível que aconteceu no final de semana passado.

Quer saber como fazer isso? Venha conosco!

Envie newsletter e SMS

Por isso, é fundamental ter um banco de dados atualizado contendo o e-mail e o telefone do seu cliente. Assim, (desde que ele tenha autorizado) você pode fazer o envio de newsletter e de SMS para que ele fique por dentro dos principais acontecimentos.

Invista nas redes sociais

É importante divulgar para o seu cliente que a sua clínica está presente nas redes sociais. Assim, ele pode acompanhar tudo o que acontece no seu pet shop.

Então, tenha um bom plano de divulgação contendo um calendário editorial completo para divulgar essas ações nas redes sociais. Além disso, não se esqueça de impulsionar as postagens para alcançar mais pessoas.

Não deixe de lado a mídia offline

Distribuir flyers nas redondezas também é importante para que as pessoas tomem conhecimento sobre as principais ações. Outdoors, jornais e revistas locais também são alternativas bem interessantes. Se você tiver alguém que faça a assessoria de imprensa, melhor ainda!

Utilizar as datas comemorativas para vender mais é uma ótima oportunidade para criar relacionamento com o seu público e lucrar mais. Por isso, saiba que é uma alternativa criativa e interesse que vale o investimento.

Você achou as nossas ideias interessantes? Esperamos que sim! Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, que tal conhecer mais sobre o marketing visual no pet shop? Boa leitura!

Deixe uma resposta

Fechar Menu