Como fazer corretamente a higienização do banho e tosa

Como fazer corretamente a higienização do banho e tosa

O banho e tosa são um dos setores que mais faz sujeira em um pet shop, não é mesmo? Afinal, lidamos com água, produtos de higiene, acessórios e o animal normalmente está bem sujo. Por isso, fazer corretamente a higienização do banho e tosa é sempre muito importante.

Afinal, não queremos que nenhum cliente passe pela porta e encontre o local malcheiroso, desorganizado ou imundo, certo? Isso transmite uma imagem totalmente negativa para os negócios. Ao contrário, quando você investe em uma limpeza pesada e completa, transmite que é um local de segurança para o pet.

Vamos aprender como fazer corretamente a higienização do banho e tosa do seu pet shop? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!

Veja como fazer a higienização do ambiente

É muito importante que todo o ambiente esteja limpo e organizado. Essa organização é fundamental para o cliente entrar na sala e não encontrar uma poluição visual.

Portanto, tenha em mente de que todos os produtos precisam estar identificados e separados por categoria para facilitar a sua vida — esse é o primeiro passo para manter o local sempre muito bem organizado.

Feito isso, saiba que a higienização do local é extremamente importante e deve ser uma rotina. Aquela velha história de “vou deixar a limpeza para amanhã” jamais pode acontecer em um pet shop.

A frequência da limpeza depende muito de quantos animais você atende por dia. Por exemplo, se a sala está limpa e não houve nenhum atendimento, não é necessário investir em uma limpeza pesada, certo?

Ao contrário, se houve pelo menos um atendimento, saiba que é necessário se preocupar com uma boa faxina — também é preciso considerar o estilo de vida do animal: se for um Poodle de apartamento, certamente, fará menos sujeira do que um Pastor Alemão que vive fora de casa.

O tosador (ou esteticista) é o responsável por manter o ambiente limpo e organizado, portanto, é fundamental que isso tenha sido acertado durante a sua contratação. Sendo assim, é necessário ter uma rotina de limpeza e ser um profissional ético, responsável e transparente.

Se houver um profissional preguiçoso e que considera que isso não é da sua responsabilidade, muito provavelmente, acontecerão diversos problemas de comunicação e os clientes sairão insatisfeitos. Portanto, é importante que a comunicação interna do pet shop realmente funcione. Somente quando a gerência e o time estão alinhados é que a empresa prospera.

Outro detalhe essencial que precisamos citar é que muitas clínicas que visam apenas o lucro acaba marcando diversos animais no mesmo horário. No entanto, saiba que isso não pode acontecer.

É essencial ter pelo menos 20 minutos de intervalo entre um atendimento e outro para que ter tempo de limpar e higienizar corretamente todo o ambiente.

Saiba como deve ser a higienização de todos os materiais do banho e tosa

Primeiramente, é necessário ter bons materiais para promover um banho e tosa completo e que atenda às expectativas dos clientes.

Por exemplo, não adianta ter apenas uma rasqueadeira para utilizar no animal sujo e depois do banho usar o mesmo material. Então, separe os materiais para utilizar antes e depois do banho e tenha um bom controle de estoque para não deixar nenhum produto acabar.

Você também precisa ser expert em detectar anomalias (doenças de pele, escamações e outros problemas). Nesse caso, todos os materiais utilizados no animal precisam ser cuidadosamente esterilizados. Afinal, não queremos passar a doença para os outros animais que serão atendidos posteriormente, certo?

Para higienizar os materiais corretamente você deve utilizar sempre produtos que combatam bactérias, fungos, vírus. É sempre importante passar um pano com álcool em todos os materiais utilizados e sempre que possível optar por materiais descartáveis.

Aprenda como fazer a higienização dos equipamentos do seu pet shop

Os equipamentos utilizados para o banho e tosa são: banheira, gaiolas, mesas e outros. É importante ressaltar que esses equipamentos são os ambientes em que o animal deita, se coça, faz suas necessidades e lambe. Por isso, limpar corretamente esses equipamentos antes de receber um novo pet é fundamental para evitar a contaminação ou proliferação de possíveis doenças.

Lave muito bem esses equipamentos antes de colocar outro animal. Além disso, limpe bem o chão com uma vassoura (ou aspirador de pó para remover todos os pelos) e passe um pano com um bom produto para se certificar de que não ficará mau-cheiro e doenças naquele ambiente.

As lâminas de tosa também merecem a sua atenção quando o assunto é limpeza. Escolha os melhores produtos do mercado (limpadores, resfriadores, lubrificantes e desinfetantes) para evitar que os microrganismos sejam transferidos de animal para animal.

Escolha sempre os produtos mais adequados

Precisamos ressaltar que é muito importante conhecer bem a formulação dos produtos que você vai utilizar para promover a limpeza correta. Isso porque, atualmente, no mercado existem inúmeras possibilidades e nem sempre o mais barato é o produto correto.

Por isso, é importante avaliar qual é o melhor custo-benefício para a sua empresa e investir sempre em produtos que atendam às suas mais variadas necessidades.

Lembre-se sempre de que a qualidade do produto deve ser prioridade para satisfazer os seus clientes e ter a certeza de que eles retornarão ao pet shop.

– Você também pode gostar de ler: você sabe como precificar corretamente os serviços do pet shop?

Fazer corretamente a higienização do banho e tosa é sinônimo de confiança, credibilidade e crescimento do seu pet shop. Afinal, é a imagem do seu espaço que está em jogo, certo? Por isso, saber como realizar uma perfeita limpeza em todos os ambientes é essencial para fidelizar clientes e ter a certeza de que eles se tornarão promotores da sua marca.

Neste post, você aprendeu como fazer corretamente a higienização do banho e tosa. Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, que tal conferir como organizar o banho e tosa do seu pet shop? Boa leitura e nos encontramos no próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu