Quer começar 2020 com o pé direito? Confira como se organizar

Quer começar 2020 com o pé direito? Confira como se organizar

O início do ano é a melhor época para realizarmos planos para a vida pessoal e profissional. Nesse sentido, é importante saber como se organizar para começar 2020 com o pé direito.

O que deixa muitos profissionais perdidos não é a falta de objetivos para esse novo ciclo, mas não saber o que fazer para atingi-los. Em outras palavras, é necessário fazer um planejamento detalhado para cada conquista, com a definição de metas de curto, médio e longo prazo. Trata-se, portanto, de traçar a rota que você precisa seguir para alcançar o que deseja.

Está cheio de energia para correr atrás de seu sucesso profissional em 2020? Então, confira nosso post e acompanhe as dicas para tirar seus objetivos do papel e focar em sua carreira!

Realize um plano para sua carreira

Para ingressar em 2020 com o pé direito, o primeiro ponto é fazer um plano para sua carreira que inclua não somente este ano, mas também os próximos. Em resumo: é importante determinar um propósito para sua vida profissional. Como fazer isso? Refletindo sobre sua situação atual e o que deseja para daqui a 1, 3 ou 5 anos.

Isso porque, para alguns dos planos traçados, 2020 será apenas uma das etapas para a conclusão. Por exemplo: você sonha em atuar em um novo segmento e, para isso, precisa fazer um curso de pós-graduação e dominar um segundo idioma? Logo, sabe que neste ano vai dar início aos estudos, mas não terminá-los, certo?

O que queremos mostrar é que apostar no planejamento vai facilitar a organização de sua trajetória e até a gestão do tempo para que seja possível conquistar o que foi delineado. Isso é necessário porque nossa rota vai oferecer uma série de caminhos e oportunidades e, para fazer a melhor escolha, é preciso saber aonde se quer chegar.

Nessa hora, vale anotar no papel seus objetivos para que você tenha o compromisso e a motivação de cumpri-los da forma como planejou. No entanto, tenha em mente que as metas traçadas devem:

  • ser realizáveis;
  • servir para seu propósito;
  • ter um prazo de conclusão;
  • ser mensuradas de tempos em tempos.

Adquira novos conhecimentos

Independentemente de seus planos de carreira, é essencial sempre buscar novos conhecimentos. O mercado é altamente dinâmico e, para o profissional se destacar, precisa se reciclar e adquirir novas competências. Dessa maneira, é imprescindível que, entre seus planos traçados no início do ano, esteja a participação em:

  • cursos de capacitação para conseguir uma certificação de pós-graduação;
  • treinamentos em sua área;
  • palestras, congressos e workshops voltados para seu segmento.

Esse são encontros importantes para seu crescimento profissional, já que você vai ter contato com pessoas que atuam na mesma área. É, portanto, uma oportunidade para expandir seu networking e realizar a troca de conhecimento e experiência.

Algumas pessoas ficam na dúvida se é realmente o momento certo de se qualificar, ou seja, se não vale a pena esperar mais. A questão é que o tempo corre rápido e, desse modo, há um risco de colocar outros compromissos na frente dos estudos, pois é algo que exige dedicação e até a reorganização da rotina.

Para que isso não seja jogado para depois, o recomendado é começar o ano estabelecendo a busca por conhecimento como uma das metas a serem cumpridas no período.

Faça um planejamento financeiro

Não tem como iniciar o ano com o pé direito sem fazer um planejamento financeiro. A organização de seu orçamento — com a definição das receitas, das despesas (fixas e variáveis) e até de um fundo para emergências — vai ajudar a ficar com a mente mais tranquila, o que permite a você correr atrás de suas metas sem desculpas.

Quando sabemos para onde o dinheiro está indo, fica mais fácil identificar (e cortar) os gastos desnecessários. Nesse caso, é preciso, muitas vezes, ter força de vontade para mudar hábitos a fim de reduzir algumas despesas. Com isso, você pode direcionar seu foco com as finanças para o que realmente importa, como sua ascensão profissional.

Mantenha o foco o ano todo

É muito comum termos mais energia e motivação no começo do ano, o que facilita nossa organização e dedicação em cada projeto. Contudo, com o passar do tempo, podemos ser vítimas do desânimo, da procrastinação e de outros empecilhos, o que vai impedir que os planos saiam do papel.

Por isso, é essencial ter foco em seu propósito e nos frutos que vai colher se seguir firme naquilo que estabeleceu. Nessa questão, ajuda bastante definir os resultados que vão ser alcançados com cada meta para que você se sinta desafiado a conquistá-los e motivado também a cada etapa cumprida.

Deixe seu ambiente de trabalho arrumado

A organização do seu espaço de trabalho também vai colaborar para começar 2020 com o pé direito. Assim, é recomendado que, no início de cada ano, o profissional arrume sua mesa, armários e arquivos, inclusive aqueles do computador.

Elimine o que não será mais utilizado e comece o novo ciclo sem estresse e mais produtivo, já que você não vai perder tempo procurando materiais e documentos importantes. Com tudo em ordem, fica mais fácil eliminar as pendências e definir também as prioridades.

Acompanhe as tendências do mercado

Por fim, inicie o ano com o compromisso de acompanhar as principais novidades do mercado, como pesquisas e inovações na área. Ao se informar sobre as tendências, é possível identificar oportunidades para crescer na carreira.

O profissional pode se manter atualizado ao ficar por dentro das principais publicações de seu segmento (livros, revistas do setor e artigos científicos) e de canais on-line (blogs, sites e fóruns), ao se capacitar e realizando também networking.

Tudo pronto para começar 2020 com o pé direito? Comece a se planejar para correr atrás de seus objetivos, acompanhar as tendências de seu campo profissional e não perder nenhuma oportunidade.

Gostou das informações que trouxemos para que você tenha um ano promissor? Então, aproveite e compartilhe este post com seus amigos das redes sociais para que eles também comecem a se organizar. Let´s talk!

Fonte: Talk SCIENCE

Deixe uma resposta

Fechar Menu