Você já ouviu falar em customer experience (CX) ou experiência do cliente? Compreende qual é a importância desse conceito para a sua clínica veterinária? Veja bem: a experiência do cliente é a percepção (física, racional e emocional) que o consumidor tem com a sua marca.
Investir nesse conceito faz com que você crie emoções positivas e uma experiência de compra memorável para o seu cliente. Dessa maneira, o CX visa agregar mais valor aos seus serviços, fazendo com que a sua marca seja reconhecida pela excelência no atendimento, qualidade dos produtos, organização da loja, rapidez do retorno e muito mais.
Vamos aprender mais sobre o assunto e conferir como promover uma boa experiência para o seu cliente na sua clínica veterinária? Venha conosco!
Quais são as vantagens de investir na experiência do cliente na clínica veterinária?
Vamos analisar um dado bem interessante: de acordo com a RightNow, 86% dos clientes estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor.
Isso significa que se você investir em uma boa experiência do cliente, certamente, poderá aumentar o valor dos seus produtos e serviços e continuar crescendo com muita facilidade.
Portanto, além de fazer com que o cliente tenha uma percepção positiva sobre a sua clínica veterinária, faz com que você crie relacionamentos muito mais duradouros, reforçando a identidade da sua marca na mente do seu consumidor.
Como promover uma ótima experiência do cliente?
Agora que você aprendeu o conceito e também quais são os principais benefícios de investir na boa experiência do cliente na sua clínica veterinária, vamos avaliar algumas dicas para implementar essa ferramenta de marketing? Continue a leitura!
Tenha uma ótima identidade visual em todos os canais
Ter uma identidade visual estratégica é um dos pontos mais básicos para promover uma boa experiência do cliente. Você precisa ter um logotipo estratégico e um manual de identidade, na qual, utilizará em todo o ambiente on-line e off-line, tais como:
- caderneta de vacinação dos animais;
- folha timbrada;
- flyers, cartazes e demais materiais impressos;
- site, blog e redes sociais;
- uniforme dos funcionários;
- decoração da loja; e
- muito mais.
Nota-se que a identidade visual deve ser exatamente a mesma em todos os canais. Assim, você promove autoridade de marca e evita confusões na mente do seu cliente. Para isso, utilize cores estratégicas e que remetam a essência da sua clínica.
Mantenha a loja sempre limpa, cheirosa e organizada
Diariamente, você tem na sua loja: funcionários, clientes, fornecedores e animais. Por isso, é essencial manter o ambiente sempre bem organizado e cheiroso para criar um espaço aconchegante para todos.
Por exemplo, as gôndolas dos produtos precisam estar organizadas, devidamente precificadas, segmentadas por categoria e o ambiente precisa estar sempre limpo.
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Identifique as reais necessidades dos seus clientes
É essencial ter uma equipe qualificada em atender às demandas da sua clínica, bem como identificar novas oportunidades de venda ao se relacionar com os seus clientes. Assim, entender como os clientes pensam e quais são as suas reais necessidades é essencial para promover o crescimento da sua marca.
Muitas vezes, o cliente chega na loja e não sabe ainda muito bem se vai ou não comprar alguma coisa. Por isso, é preciso ter expertise em vendas e em relacionamentos para conduzir o cliente pela jornada de compra, bem como fidelizá-lo.
É importante que o cliente saia da loja feliz e pensando “puxa! Nessa clínica só tem produtos e atendimento de qualidade”. Dessa maneira, certamente, ele não pensará duas vezes em retornar para a sua loja quando precisar de outro produto.
Outra questão muito importante é que se o cliente tiver uma boa experiência, recomendará a sua empresa para os seus amigos e familiares. Assim, você encontra ótimas oportunidades de negócio para fazer a sua marca crescer.
Invista em um bom CRM
Você não é obrigado a lembrar de todos os seus clientes. No entanto, nada melhor do que chegar em uma clínica veterinária e a equipe oferecer um atendimento personalizado, chamando tanto o dono quanto o animal de estimação pelo nome e recordando alguma lembrança da sua última visita.
Isso é possível ao ter um bom sistema de Customer Relationship Management (CRM). Com esse sistema de gestão você pode facilitar a melhoria da experiência do seu cliente. Afinal, é possível manter um histórico, avaliar quais foram os produtos adquiridos, os procedimentos realizados e muito mais.
Analise os feedbacks dos seus clientes
É fundamental aplicar pesquisas de satisfação e ter um espaço na sua loja para que o cliente registre o seu feedback. Também esteja sempre de olho nas avaliações nas redes sociais.
Afinal, se o seu cliente está insatisfeito você precisa identificar e corrigir os problemas antes que ele parta para a concorrência. Da mesma maneira, se ele estiver satisfeito é importante manter os relacionamentos para que ele se torne um promotor do seu negócio.
Tenha um site responsivo
Invista em um site responsivo, ou seja, que se adapta às mais diversas telas (celular, computador e tablet). Assim, quando o cliente entra na página da sua empresa ele tem uma experiência positiva — aliás, convenhamos: não há nada mais frustrante do que entrar em um site pelo celular e não conseguir encontrar as informações porque ele não se adapta, você concorda?
Ao criar o site invista em uma agência que entenda muito sobre user experience, ou seja, experiência do usuário. Dessa maneira, eles arquitetam as informações de uma forma intuitiva, clara e muito objetiva. Isso faz com que o seu cliente encontre a informação que procura com apenas alguns “cliques”.
Investir na boa experiência do cliente é sinônimo de lucrar mais, conquistar promotores para o seu negócio e tornar a sua clínica mais conhecida. Lembre-se de que quanto mais você investir em manter o seu consumidor próximo à sua marca, maiores são as chances de ele se tornar fiel ao seu negócio.
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