Você já pensou em investir no banho e tosa a domicílio como um serviço adicional da sua clínica veterinária ou pet shop? Saiba que essa atividade extra está conquistando o coração de muitos brasileiros.
Muitos donos de cachorros e gatos não gostam de sair de carro com seu animal, seja por ter medo que eles possam se machucar, pelo pet não gostar de sair de casa ou por não ter tempo de agendar para levá-lo e buscá-lo.
Além disso, precisamos considerar que existem muitos animais que odeiam pet shop (ficam estressados, choram, ficam apreensivos e até mesmo agressivos). Então, o banho e tosa a domicílio é uma ótima alternativa para ganhar um extra no seu pet shop.
No entanto, é preciso avaliar alguns aspectos antes de investir nesse serviço, como verificar se há demanda, a quantidade de concorrentes e o investimento inicial. Você ficou interessado no assunto? Então, venha conosco que vamos explicar mais sobre o assunto! Boa leitura!
Avalie se há demanda na região
Primeiramente, você precisa fazer uma pesquisa com seus clientes para verificar se eles gostariam do serviço de banho e tosa a domicílio. Afinal, de nada vai adiantar você investir tempo e dinheiro em uma ação que não trará os resultados almejados.
Se os seus clientes preferem levar os seus animais até a clínica (existem bichinhos que realmente adoram passear, sair de casa e ficam muito felizes quando vão no pet shop), então, talvez não seja tão interessante investir nesse recurso.
Para ter a certeza desse resultado, aplique uma pesquisa com o seu público para conferir se haverá demanda. Você pode criar um formulário simples no Google Docs e enviar para o e-mail dos clientes. Além disso, divulgue a pesquisa nas redes sociais, site e blog para alcançar mais pessoas (não se esqueça de impulsionar as publicações).
Veja o que é necessário investir no serviço de banho e tosa a domicílio
Faça uma lista com todos os equipamentos e materiais que são necessários para investir no banho e tosa a domicílio. Os gastos principais são:
- meio de transporte (gasolina e manutenção do veículo);
- shampoo;
- condicionador;
- perfume;
- acessórios (fitinhas, adesivos, laços e outros);
- funcionário que seja expert em banho e tosa para todas as raças;
- coleiras para segurar o animal;
- reservatório de água;
- secador;
- máquina de tosa;
- soprador;
- sacos de lixo para recolher a sujeira;
- gerador de energia.
É importante que você utilize o mínimo de recursos possíveis na casa do cliente. No entanto, caso você não tenha todos esses recursos, saiba que é preciso considerar a luz, água e outros equipamentos que você vai utilizar na casa do cliente para dar um preço justo.
Além disso, é preciso ter uma reserva financeira para lidar com imprevistos, como é o caso de multas, assaltos e outros aspectos que atrapalham a lucratividade do seu caixa — obviamente, não queremos que coisas ruins aconteçam, no entanto, estar prevenido para cobrir emergências é uma atitude muito responsável.
Saiba quais os cuidados necessários para o banho e tosa a domicílio
Ter um profissional qualificado para oferecer o serviço de banho e tosa é um dos principais fatores que influenciam no sucesso do seu negócio. Ele deve ter total conhecimento nas tendências da área e experiência em atendimento a domicílio.
Ele precisa saber como lidar com imprevistos, evitar acidentes, ser muito responsável, carismático e amar muito, mas MUITO os animais. Além disso, precisa ser capacitado para detectar pulgas, carrapatos, doenças de pele e outros machucados. Nesse caso, é necessário que ele informe ao dono do animal e explique quais são as providências necessárias.
Ele também precisa saber providenciar a limpeza correta das orelhas dos animais e cortar as unhas. Afinal, muito provavelmente, o seu cliente vai querer o serviço completo.
Além disso, ele precisa ser muito higiênico e não ter “medo de sujar as mãos”. Toda a bagunça e sujeira que o pet fizer, ele vai precisar limpar. Afinal, de nada vai adiantar você oferecer o serviço de banho e tosa se o seu funcionário deixar a casa do cliente suja e bagunçada, certo? Certamente, isso vai prejudicar a imagem da sua clínica.
Avalie o número de concorrentes
Faça uma pesquisa com as principais clínicas veterinárias e pet shop da região para verificar se não existem muitos lugares que ofereçam o mesmo serviço — isso é extremamente importante para conferir se o banho e tosa a domicílio é ou não viável para o seu negócio.
Isso porque, para que o que cliente compre o serviço, precisa ter muita confiança na empresa. Então, muito provavelmente, se ele já tem alguém que faça esse serviço, dificilmente vai trocar de prestador de serviço, há não ser que você apresente vantagens e diferenciais.
Além disso, é importante conhecer o que o concorrente oferece, quais são os valores ofertados ao cliente.
Aprenda como divulgar o serviço
Ter um ótimo plano de divulgação também é um diferencial para que todas as pessoas fiquem sabendo do seu serviço. Claro, essa etapa só deve acontecer depois que você tiver tudo esquematizado para oferecer o banho e tosa a domicílio. Veja algumas ideias para divulgar o serviço:
- invista nas redes sociais;
- tenha um blog atualizado;
- invista em um site responsivo;
- invista em uma propaganda no rádio na região;
- contrate um carro de som para passar nos principais bairros que você oferece o serviço;
- faça uma propaganda em um outdoor estratégico da sua cidade;
- crie um flyer e invista na panfletagem;
- contrate uma assessoria de imprensa.
O banho e tosa a domicílio é uma alternativa para aumentar os lucros do seu pet shop. Essa experiência costuma ser bem menos estressante para o animal e traz mais segurança, conforto e praticidade para os donos. Por isso, a maioria está disposta a pagar mais ao invés de se deslocar até o pet shop para deixar o seu animalzinho.
No entanto, antes de investir nesse serviço é preciso avaliar alguns pontos importantes. Por isso, neste post, apresentamos o que você precisa avaliar antes de investir no banho e tosa a domicílio. Você gostou das nossas dicas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas publicações.